Caxias do Sul

Para preservar araucárias, 30 mudas de pinheiro serão plantadas em Vila Seca

Para preservar araucárias, 30 mudas de pinheiro serão plantadas em Vila Seca

 

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), promove neste sábado, dia 24, mais uma ação do Projeto de Preservação das Araucárias. Com o auxílio das crianças do Grupo de Escoteiros Moacara serão plantadas 30 mudas de pinheiro, no Parque dos Pinhais, em Vila Seca.

Mudas serão plantadas no Parque dos Pinhais, em Vila Seca. Foto: Pedro Bastos

No local, existem outras 200 araucárias que foram plantadas pela Smapa, no final do ano passado. O objetivo é estudar a enxertia e a produção precoce de pinhões, bem como transformar a área em um local de educação ambiental. A ação em conjunto com o grupo Moacara foi elaborada para conscientizar as crianças sobre a importância da árvore e a participação na atividade confere aos escoteiros a insígnia do Meio Ambiente.

“A ideia é mostrar para as crianças que precisamos preservar os pinheiros, colocá-los em contato com a natureza e fazer com que eles se sintam parte dessa história de preservação”, informa a diretora técnica da Smapa, a agrônoma Neiva Rech.

Projeto de Preservação das Araucárias

O projeto de Preservação das Araucárias, implantado pela Smapa, consiste na plantação e acompanhamento de aproximadamente 200 mudas de araucárias em área localizada em Vila Seca, o Parque dos Pinhais. Todas as mudas foram produzidas pelo Horto Municipal e plantadas pela equipe técnica da Smapa.

A ação surgiu porque os técnicos observaram que o número de araucárias jovens vem aos poucos se reduzindo na região e que muitos produtores rurais não têm interesse em plantar novas araucárias. “Eles até mesmo deixam de cuidar de araucárias que tenham nascido espontaneamente em suas propriedades devido ao rigor da lei ambiental, que não permite o corte dos pinheiros. Infelizmente, o agricultor acaba considerando que o pinheiro será um incômodo na propriedade”, explica o agrônomo Paulo Ricardo Facchin, um dos responsáveis pelo projeto.

Produção precoce de pinhões

Facchin explica que já existem pesquisas da Embrapa que identificaram a produção de pinhão em pinheiros precoces, já aos seis ou sete anos de idade, a partir do método de enxertia. Normalmente, um pinheiro levaria até 20 anos para começar a produzir pinhões.

“Com a enxertia, o agricultor conseguiria essa produção já a partir dos seis ou sete anos de vida do pinheiro, o que o torna economicamente muito mais viável”, informa Fachin. A intenção é mostrar para os produtores rurais que a enxertia funciona e que vale a pena plantar e cuidar das araucárias.