No início da semana foi apresentado à comunidade de São Valentim, o GPS Rural. O projeto é um sistema de georreferenciamento por satélite que funciona de forma off-line bastando apenas cadastrar as propriedades rurais. O projeto aumenta a velocidade em que autoridades prestadoras de socorro, salvamento e também o atendimento de ocorrências de furto e roubo chegam no local exato na área rural.
O projeto começou a ser desenvolvido no último ano pelo poder público municipal. Ainda em julho de 2021 o secretário de Segurança de Bento Gonçalves, Tenente-Coronel Paulo César de Carvalho, conversou com a reportagem sobre o GPS Rural.
“Esse projeto é um projeto iniciado a três mãos com a secretaria da Agricultura, a secretaria de Administração e a secretaria de Segurança. Cada residência rural vai ter uma coordenada geográfica e estará disponível caso de emergência, tanto de segurança pública, como de saúde. Então vai ter um software num smartphone aonde no despacho da viatura o servidor já sabe o local que ele deverá ir, diminuindo muito o tempo de atendimento e resposta pra essa ocorrência“.
O atual comandante da Brigada Militar, Tenente-Coronel Artur Barcellos enfatizou sobre a importância da implantação do georreferenciamento nas comunidades rurais. “A iniciativa do GPS Rural é extremamente válida, e nós manifestamos o nosso incentivo, estímulo ao programa. Estamos trabalhando fortemente também com a patrulha rural, agilizando os atendimentos em localidades dos distritos e esse programa vem a somar em nossa atuação diária”.
Como funcionará
Ao solicitar o atendimento, que além do 3º Bpar, através da Patrulha Rural engloba o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, o morador só precisa informar o código. A chave será formada pelas iniciais “BG”, de Bento Gonçalves, acrescida de quatro números.
Com o código será possível localizar, por meio de um aplicativo, o endereço exato de onde foi emitido a chamada, acelerando o deslocamento da equipe responsável pela prestação do serviço. Essa identificação será utilizada também pelos serviços do município, como forma de encontrar, com maior rapidez, a família ou propriedade que necessita do atendimento público.