Para ampliar cobertura, Caxias do Sul terá ação de vacinação contra a poliomielite no próximo sábado

Atualmente, a cobertura vacinal na cidade é de 46%.

Publicado por
11:21 - 21/09/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Samuel Maciel/Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caxias do Sul está preparando uma ação de vacinação contra a poliomielite para o próximo sábado (24). As aplicações de doses em escolas de educação infantil e reforço na orientação de pais por meio da conferência de cadernetas de vacinação são estratégias da pasta para ampliar a cobertura vacinal contra poliomielite. Atualmente, a cobertura vacinal na cidade é de 46%.

Dessa forma, no dia, serão montados pontos de vacinação no Andreazza Bela Vista, Andreazza Desvio Rizzo, Andreazza Passeio Norte, Praça Dante Alighieri (será transferido para o Pátio Eberle em caso de chuva), Shopping Villagio Caxias, Vantajão Atacado e Vantajão Santa Fé. A ação ocorrerá das 12h às 18h no shopping e das 12h às 16h nos demais pontos.

Outro parceiro da iniciativa é a Escola Técnica São Francisco (SEG), que fará orientação, triagem e registro da vacinação. As doses serão aplicadas por equipes de Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Agradecemos a todos os parceiros que, mais uma vez, se uniram à Secretaria da Saúde para somar esforços em prol da vacinação. Essa parceria é fundamental para que a vacina chegue a mais pessoas e demonstra que estamos todos sintonizados em um único foco, que é o bem-estar de toda a população”, aponta a secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi.

Outra iniciativa adotada é a aplicação de doses de vacina em escolas de educação infantil, que atendem ao público definido para a campanha da poliomielite: crianças de um a quatro anos completos. Todas dessa faixa etária devem tomar a gotinha, mesmo que estejam com a vacina da pólio em dia.

Esse trabalho é realizado pelas equipes das UBSs de cada território. Na última semana, vacinadores das UBSs Cinquentenário, Rio Branco, Diamantino e Século XX aplicaram doses em escolas de educação infantil. Há outra ação marcada para sexta-feira (23) na escola Vovó Lu, realizada pela UBS Rio Branco. Ainda assim, outras devem ocorrer, conforme organização das UBSs com as instituições de ensino, com o objetivo de garantir a segurança na aplicação e o planejamento de uso das doses.

A poliomielite é uma doença que pode causar paralisia nos membros inferiores (paralisia infantil). A campanha nacional foi prorrogada até 30/09.

Ação de vacinação contra a poliomielite

Quando: Sábado (24)

Locais: Andreazza Bela Vista, Andreazza Desvio Rizzo, Andreazza Passeio Norte, Praça Dante Alighieri (se chover será transferido para o Pátio Eberle, na Sinimbu, 1570), Shopping Villagio Caxias (área interna, próximo à praça de eventos), Vantajão Atacado (Rua Moreira César, 561) e Vantajão Santa Fé (Rua dos Tanoeiros, 277).

Horários: 12h às 16h e 12h às 18h no shopping

Público-alvo: Crianças de 1 a 4 anos (todas devem tomar a gotinha)

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp