Últimas

Painel virtual permitirá monitoramento dos preços de alimentos no RS

Ferramenta está hospedada no portal da Receita Estadual e, em sua primeira versão, reúne os valores de 49 produtos

Painel virtual permitirá monitoramento dos preços de alimentos no RS
Foto: Robson Nunes Guedes/ Sefaz


O governo do Rio Grande do Sul, por meio da Receita Estadual, lançou durante a reunião do Conselho de Boas Práticas Tributárias (CBPT) na Expointer, na quinta-feira (29), um painel virtual inédito que divulga os preços de alimentos no varejo em todas as regiões do Rio Grande do Sul.

A ferramenta, chamada Painel de Preços Dinâmicos, está hospedada no portal Receita Dados e, em sua primeira versão, reúne os valores de 49 produtos – grupo que representa 98% da cesta de consumo de alimentos dos gaúchos, conforme a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O banco de dados da Receita Estadual, que alimenta o painel, processa diariamente cerca de 1,2 milhão de notas fiscais eletrônicas, das quais aproximadamente 310 mil incluem produtos que são divulgados na ferramenta.

É mais um passo importante na disponibilização de dados para a sociedade monitorar esse que é um dos grupos mais relevantes nas despesas das famílias. São dados que o Estado dispõe por meio das notas eletrônicas e que estão acessíveis a todos”, disse a secretária da Fazenda, Pricilla Santana, que participou do lançamento da ferramenta.

O painel será abastecido por informações a partir das notas fiscais eletrônicas. O método de apuração, inédito no país, fornece um retrato fiel da dinâmica de mercado, diferenciando a ferramenta das tradicionais pesquisas de preços do país realizadas, por exemplo, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Nesta primeira versão, os dados são mensais, mas em breve passarão a ser disponibilizados diariamente.

Enquanto os levantamentos tradicionais são baseados em pesquisas que refletem os valores coletados em amostras, o painel funciona como um censo – ou seja, leva em consideração todo o consumo feito em empresas do Estado. Além disso, permite um monitoramento dos preços praticados em todo o Rio Grande do Sul.

Por meio de um mapa interativo, a ferramenta fornece um recorte regional com dados das 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), que abrange os 497 municípios do RS. Os produtos estão organizados em 12 grupos e 30 subgrupos, de acordo com suas características específicas. Nos próximos meses, a Receita Estadual planeja ampliar o levantamento para outros itens, além de alimentos.