“Outubre-se”: Campanha busca arrecadar cabelos para confecção de perucas em Caxias do Sul

O Núcleo Caxias do Grupo Mulheres do Brasil lançou a campanha e terá ações no dia 22 de outubro, na UCS

Publicado por
20:28 - 11/10/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Thirdman/Pexels)

Visando recuperar a autoestima de mulheres com câncer de mama, o Comitê de Saúde do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Caxias – lançou a campanha “Outubre-se”, que tem como missão a doação de cabelos para confecção de perucas, para serem utilizadas por mulheres em tratamento, e consequentemente motivá-las. No próximo dia 22 de outubro ocorre uma grande ação, a partir das 9h, na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Serão arrecadadas mechas de cabelos, de pessoas que queiram realizar a doação. A mecha precisa ter no mínimo 15 cm, e o cabelo deve estar limpo e seco antes do corte. Juntamente com outras atividades no local, haverá vendas de broches para quem quiser contribuir com o Banco de Perucas do Hospital Geral.

A ação será atrelada ao Concerto da Primavera, e neste dia, a organização do evento receberá os cabelos doados pela comunidade. Também haverá venda dos broches, que podem ser adquiridos pela comunidade para contribuição com o Banco de Perucas do Hospital Geral. Para a voluntária e participante do Comitê de Saúde do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Caxias, Lis Caberlon, o autocuidado deve ser realizado sempre, e não só no mês de outubro, além também de ter união entre as mulheres e abraçar a causa uma da outra. “A gente tem que lembrar que tem que ter um bom sono, uma boa alimentação, movimentar o corpo e nem que seja por dois minutos ao longo do dia. Ter uma respiração profunda, estar presente e se houver a necessidade de um tratamento médico, que seja amparada e abraçada essa mulher por outras mulheres. Isso também pode ser anônimo, através de seus cabelos doado para uma peruca, através de um lenço ou a própria aquisição do broche, onde a renda será revertida ao Banco de Perucas do Hospital Geral”.

O câncer de mama afeta mais de 60 mil mulheres ao ano, de acordo com dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Sendo esta também a principal causa de morte no Brasil. E os números não param. Por isso, a prevenção é o melhor remédio. Quanto antes a doença for detectada, mais chances e formas de cura.

Durante o tratamento outro fator muito importante é a autoestima, que muitas mulheres perdem, devido os efeitos que a doença e os tratamentos causam ao organismo. Com a autoestima baixa, diagnosticadas com câncer podem entrar em depressão, o que dificulta ainda mais a recuperação.

Contribuindo também com o evento do dia 22 de outubro, cabeleireiros que se identificarem com a campanha estão convidados a participar. A participação é feita por meio de preenchimento de formulário, disponível no Instagram do Núcleo (@grupomulheresdobrasilcaxiasdosul).

Lenços também podem ser doados pela comunidade caxiense. Desde maio, há uma caixa com as doações dos lenços, distribuída por seis entidades. Todos os materiais arrecadados até o dia 22 de outubro, será classificado, embalado conforme o tamanho e, posteriormente, serão encaminhados e divididos para a Liga Feminina de Combate ao Câncer e Banco de Perucas.

“Esse evento não se encerra no dia 22. Nós podemos doar abraços, doar atenção, um olhar a uma mulher em vulnerabilidade a qualquer momento. O mais importante é olhar no olho de outra mulher e abraçá-la, que ela se sinta segura para qualquer jornada e sua decisão”, finaliza Lis, ampliando o convite para todos que possam contribuir com a campanha e as ações.

Outras formas de contribuição com a campanha “Outubre-se”

Ainda é possível a doação de lenços, junto ao Comitê de Saúde, abraços, afetos, adquirir broches da campanha e doar sangue. Até outubro quem doar sangue no Hemocentro de Caxias do Sul ganha uma fita da campanha “Outubre-se”.

Além destas, outras ações também foram realizadas, como lives, alertando sobre a doença e tratamento.

A campanha “Outubre-se” tem apoio do Sindiserv; Liga Feminina de Combate ao Câncer de Caxias do Sul; Humanizar Saúde, Microempa, Núcleo Setorial Mulheres Empreendedoras da Microempa; Nosso Bem-Estar; Elvira Perucas e Alongamentos; Yoga Caxias e UCS.

Serviço

O que: Doação de cabelos para confecção de perucas – Outubre-se
Quando: 22 de outubro
Horário: 9h
Onde: Na UCS ao ar livre
Inscrições: na bio do Instagram do Núcleo
Promoção: Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Caxias do Sul

Sobre o Núcleo Mulheres do Brasil Caxias do Sul

O Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Caxias do Sul faz parte do Grupo Mulheres do Brasil, movimento liderado pela empresária Luiza Helena Trajano, desde 2013, em SP.  A bandeira levantada pelas mais de 117 mil mulheres no Brasil e no mundo, é engajar a sociedade na conquista de melhorias para o país, eliminando as desigualdades de gênero, raça e condição social.

Em Caxias, foi criado em dezembro de 2020 por Celiz G. Frizzo, que comanda o colegiado com Júlia Bertoluci e Andrea Varaschin Webber. É composto até o momento por seis Comitês: Comitê de Igualdade Racial, Comitê de Violência Contra a Mulher, Comitê Saúde, Comitê Educação, Comitê de Empreendedorismo e Comitê de Comunicação.

Entre as ações já realizadas pelo Núcleo, estão o projeto Unidos pela Vacina que colaborou para que imunização chegasse o quanto antes na população; o programa Ciclo do Amor Próprio, em parceria com o Mão Amiga Caxias, que auxilia mulheres em situação de vulnerabilidade social a alavancarem a carreira profissional, elevando a potencialidade e autoestima; e, ainda, a caminhada pelo fim da violência contra mulheres e meninas que ocorre anualmente em dezembro.

Para fazer parte, basta se cadastrar no site GMDB, no seguinte endereço https://www.grupomulheresdobrasil.org.br/, na seção – Junte-se a Nós.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp