A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Porto Alegre cumpriu, nesta segunda-feira (28), mais uma fase da Operação Shamar, que está ocorrendo de forma concomitante em todo país sob Coordenação Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública e, no estado, sob coordenação da Secretaria de Segurança Pública. Ao todo, 21 policiais cumpriram mandados de prisão, mandados de busca e apreensão e verificação de denúncias anônimas. Uma pessoa foi presa preventivamente e uma arma foi apreendida.
Violência contra a mulher
Desde o dia 21 de Agosto, diversas iniciativas preventivas, repressivas e educativas estão sendo executadas em todos os municípios do Rio Grande do Sul.
Na primeira semana de atuação intensa, a Polícia Civil registrou em todo estado 807 boletins de ocorrência referentes a violência doméstica e familiar contra a mulher e solicitou 348 medidas protetivas de urgência. Além disso, 42 indivíduos foram presos em decorrência de delitos dessa natureza e foram cumpridos 51 mandados de busca e apreensão, o que resultou na apreensão de 14 armas de fogo e 327 munições.
Em Porto Alegre, os índices de feminicídio em 2023 caíram para menos da metade em relação ao mesmo período de 2022, demonstrando queda ainda mais acentuada do que a queda geral do estado.