Polícia

Operação Força Verde, do 3º BABM, tem desdobramentos em Guaporé e Vacaria

Através de fiscalização em residências e criadouros, foram apreendidas aves em cativeiro; responsáveis foram autuados por crime ambiental

operação força verde
Aves em cativeiro foram apreendidas (Foto: 3º BABM)

A operação Força Verde, do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM), foi desencadeada nesta quarta-feira (16). O foco dos trabalhos foi o combate aos crimes contra a fauna silvestre no Rio Grande do Sul. Entre os municípios abrangidos estiveram Guaporé, Vacaria e São Borja.

A ação se desenvolveu com a fiscalização de residências e criadouros de passeriformes, tanto de espécies nativas, quanto exóticas. Além disso, a operação Força Verde buscou prevenir e coibir a captura ilegal e o tráfico de aves.

Em Santa Rosa, foram resgatados sete pássaros silvestres mantidos em cativeiros. O responsável não possuía a listagem de passeiformes e as aves não tinham anilhas, ficando comprovada a captura direto da natureza.

Em São Borja, foram encontrados pássaros também sem anilha. Da mesma forma, elas não tinham registro no IBAMA.

Já em Guaporé, a equipe do 3º BABM flagrou residência com dois pássaros silvestres. Eles eram mantidos em gaiolas e o morador informou que não possuía licença para a criação.

Por fim, em Vacaria os policiais militares encontraram uma caturrita (Myopsitta monachus) sendo mantida, ilegalmente, em cativeiro.

Todos os responsáveis foram autuados e responderão por crime ambiental. As aves foram resgatadas e, após availiação médico-veterinária, algumas foram reinseridas no habitat.