A Polícia Civil prendeu quatro pessoas suspeitas de participarem de esquema de estelionato e associação criminosa em Caxias do Sul na manhã desta quinta-feira (21). A ofensiva integra a Operação Illusio V, deflagrada hoje com o cumprimento de 20 medidas cautelares contra investigados pela prática de golpe do “bilhete premiado”. Além do município da Serra, as ações ocorreram em Passo Fundo e Balneário Arroio do Silva (SC).
A operação é comandada pela 3ª Delegacia de Polícia (DP) de Canoas e 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM). Em Caxias, a Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) prestou apoio, atuando nas prisões nos bairros São Caetano e Esplanada. Ainda, outra pessoa foi detida na cidade do litoral catarinense, totalizando cinco capturas.
“Houve o cumprimento de oito prisões temporárias, até agora são cinco presos, e foi apreendido cartões bancários, telefones celulares e dinheiro”, informa a delegada responsável pelo caso, Luciane Bertoletti.
As investigações tiveram início após um idoso ser vítima de estelionatários no ano passado, em Canoas. Dessa pessoa, os criminosos levaram R$ 35 mil. De acordo com Luciane, outras duas foram alvo do golpe, sendo que uma delas perdeu R$ 40 mil.
A polícia revela que os suspeitos teriam pulverizado o dinheiro da vítima entre os integrantes da associação criminosa: a maior parte foi usada para compra de dólares em espécie e investimento em criptoativos.