Olmir Cadore (PSDB), 71 anos, recebeu com surpresa, durante anúncio do prefeito Adiló Didomenico (PSDB) no dia 26, a indicação para secretário do Esporte e Lazer (Smel) de Caxias do Sul. Conhecido no segmento, especialmente do futebol amador, o tucano foi empossado ao cargo nesta quarta-feira (1°) e sucede Gabriel Citton, que foi titular da pasta na gestão Adiló-Paula Ioris.
Entre 2021 e 2024, Olmir Cadore exerceu as funções de vereador. Nas eleições do ano passado, disputou uma vaga na Câmara novamente, entretanto, acabou como 1° suplente do PSDB. O desempenho no pleito o colocou como nome para garantir uma pasta no Executivo: “Mas eu não tinha essa certeza e não sabia qual secretaria, também“, disse.
Em um primeiro momento, Cadore pretende se inteirar da estrutura da Smel, equipe de servidores e projetos que estão em andamento. Promete, sobretudo, atenção às atividades esportivas que movimentam os atletas amadores.
“Confesso que foi uma surpresa mas, por outro lado, uma alegria porque o esporte tem muito a ver com a minha vida. Sou um praticante assíduo de atividades esportivas e, como vereador, sempre apoiei o esporte. Agora, como secretário, claro, não vou resolver tudo, mas vou ter o poder da caneta e das decisões. Meu olhar será atento ao esporte amador, a todas as atividades e modalidades esportivas, porque sabemos que o esporte contribui muito para qualidade de vida e saúde das pessoas“, prevê.
Entre os feitos do período anterior, se destaca a reformulação e ampliação do programa municipal de financiamento Fiesporte, que passou a conceder um montante de R$ 5,4 milhões para projetos.
No convívio de competições locais de futebol, o novo secretário entende que é necessário, futuramente, ampliar o aporte financeiro disponibilizado. Argumentou que são significativos os custos necessários com materiais esportivos e estruturas de quadras e campos.
Entre as demandas, Cadore cita que os praticantes pedem a construção de mais quadras esportivas. Para isso, garante que irá pleitear recursos nas eferas estadual e federal.
“Talvez o sonho e uma das ideias que eu tenho é de criar um centro esportivo municipal amplo, bem estruturado, para que seja referência e sirva para incentivar o esporte amador em Caxias do Sul. Vou dar o máximo de mim porque fui premiado com essa secretaria, que tem muito a ver com a minha vida, com a minha história”, afirma o titular da Smel.
O tucano propõe, ainda, estar próximo dos atletas nos bairros e comunidades para coletar sugestões e reclamações que podem guiar a atuação da pasta.
‘Homem dos mil gols’
Natural de São João da Urtiga, Olmir Cadore vai completar 30 anos de residência em Caxias do Sul em 2025. É cirurgião-dentista há quatro décadas e conselheiro do Conselho Regional de Odontologia (CRO-RS). Casado com Ida Cadore, tem dois filhos, Michele, 42, e Marcelo, 40, e é avô da Luiza. Mora no bairro Jardim América.
Pela participação ativa no cenário do futebol amador da região, conta que recebeu o título de “Homem dos Mil Gols”. É torcedor do Internacional. Também tem afinidade com o tênis de mesa e a corrida amadora. Além do esporte, não deixa de lado as práticas relacionadas ao tradicionalismo gaúcho.
Iniciou na vida pública em 1988, quando se elegeu vice-prefeito de Maximiliano de Almeida, município do Norte do Estado onde morou por 17 anos. Já em Caxias, disputou um cargo eletivo novamente em 2002, quando conseguiu 8.600 votos na eleição para deputado estadual pelo PP, mas não garantiu a vaga. À época, era presidente da sigla no município.
Concorreu a vereador em 2016, pelo PTB, ficando como suplente com 1.565 votos. A vaga na Câmara chegou na eleição seguinte, em 2020, quando somou 1.862, filiado ao PSDB. Em 2022, teve 2.851 votos para deputado federal. Atualmente, é 1° suplente no Legislativo caxiense após fazer 1.854 votos no pleito do ano passado.