Obras de duplicação de adutora de água em Farroupilha começam na próxima semana

Uma antiga reivindicação da comunidade de Farroupilha vai sair do papel. As obras de duplicação da adutora de água da…

Publicado por
14:31 - 08/08/2019

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Reunião foi na manhã desta quinta-feira (08) (Foto: Divulgação/Prefeitura de Farroupilha)

Uma antiga reivindicação da comunidade de Farroupilha vai sair do papel. As obras de duplicação da adutora de água da Corsan, em Nova Sardenha, devem começar na próxima semana. O anúncio foi feito pelo prefeito Claiton Gonçalves, na manhã desta quinta-feira, durante a abertura do I Fórum Estadual de Gestão Ambiental, que ocorre na sede do Sindilojas, em Farroupilha.

I Fórum de Gestão Ambiental, em Farroupilha (Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM)

As obras, que aguardavam a autorização do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), que liberou a autorização nesta quarta-feira (07), devem levar oito meses para ficarem prontas.

Além disso, o Diretor de operações da Corsan, Eduardo Carvalho, que esteve presente juntamento com o Diretor de Expansão, Julio Hofer, confirmou que novos reservatórios de água serão construídos na cidade, minimizando o problema de falta de água em algumas regiões. Um deles terá capacidade para mais de dois milhões de litros e ficara junto a Estação de Tratamento de Afluentes (ETA), no Pio X.

Também foi anunciado durante o Fórum o início dos estudos de flora e fauna na região do Balneário Santa Rita, onde será criada a Areá de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). O estudo foi autorizado em uma portaria do dia 05 de agosto. Após isso, o parque passará por reformas e melhorias e será um local de preservação ecológica.

Durante a manhã, o Fórum recebeu a apresentação Saneamento Básico em Pauta, Um Compromisso que Precisa Ser Regional, com Rubens Filho, representante do Instituto Trata Brasil.

A tarde, houve a palestra sobre o Case: Usina Pirólise, uma valoração econômica de resíduos sólidos com o palestrante Luigi Florian, Consultor e especialista em Pirólise e Gaseificação, além da apresentação do programa Farmácia Solidária, aplicado em Farroupilha, onde a Deputada Estadual, Francis Somensi, falou sobre como o descarte incorreto dos medicamentos podem impactar o meio ambiente.

Para finalizar a programação do dia, será feito o lançamento da Semana Estadual e Interamericana da Água, com a temática ‘Para Onde Vai o Seu Esgoto?’

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp