PERIMETRAL BRUNO SEGALLA

Obra do Samae altera o trânsito a partir de segunda-feira (20) em Caxias do Sul

Obra de macrodrenagem vai beneficiar mais de 30 mil pessoas e evitar alagamentos na Zona Sul da cidade; veja como acessar rotas alternativas

Obra do Samae altera o trânsito a partir de segunda-feira (20) em Caxias do Sul
Foto: Laura Piola / Samae

A obra de implantação da macrodrenagem em um trecho da Perimetral Bruno Segalla vai causar uma série de alterações no trânsito a partir da próxima segunda-feira (20) em Caxias do Sul. A nova fase das adequações visa evitar alagamentos – beneficiando cerca de 30 mil moradores da região.

Entre as principais alterações no fluxo de veículos, está o bloqueio da pista sul da Perimetral Sul, no sentido bairro-BR-116, no trecho entre o entroncamento da Avenida Salgado Filho até a rótula da Avenida São Leopoldo (veja no mapa abaixo).

Assim, os motoristas que seguem pela Perimetral Sul no sentido da região do bairro Esplanada – em direção ao bairro São Leopoldo e à BR-116 – terão a opção de seguir pela via. Nesse trecho, a via sofrerá um estreitamento com acesso pelo canteiro central para a pista contrária, a qual terá sentido duplo de circulação entre a Avenida Salgado Filho até a rotatória com a Avenida São Leopoldo. O trecho em sentido duplo da Avenida Bruno Segalla será de aproximadamente 200m.

Para quem deseja ir até a BR-116, outra opção é acessar a Avenida Salgado Filho e desviar pelas ruas Fúlvio Minghelli e João Bettega, no bairro Salgado Filho. Já os motoristas que seguem pela Avenida São Leopoldo no sentido centro-bairro, em direção à Perimetral, com destino ao bairro Esplanada, também contam com duas opções de circulação. A primeira é seguir pela Perimetral Sul, com trecho em pista dupla. Outra possibilidade é acessar as ruas Fernando Francisco Kaller, Erna Sirtoli Uez e Antônio Gomes Maciel para retornar à Perimetral. Os motoristas que tiverem como destino a BR-116 acessam normalmente a rótula para permanecer na Perimetral.

Mudanças nos trajetos de ônibus

Os ônibus que passam pela rótula na Perimetral e seguem em diração à EPI Floresta não sofrerão alterações nos horários. Contudo, uma parada localizada no ponto em obras será temporariamente suprimida. Assim, o trajeto será desviado pelas Francisco Kaller, Erna Sirtoli Uez e Antônio Gomes Maciel.

Segundo a SMMTM, está sendo estudado um desvio mais amplo para os ônibus articulados. A ideia é que os veículos trafeguem pela Salgado Filho, acessem as ruas Fulvio Mingheli e Ademar Pinheiro Machado até chegar na rotatória com a BR-116. Isso será tema de uma reunião de técnicos da pasta com a Visate, que ocorre na manhã desta sexta-feira (17).

Obra pode ser realizada durante 24 horas do dia

O diretor-presidente do Samae, João Uez, destacou que a obra pode ser a primeira na história de Caxias do Sul a ser realizada durante as 24 horas do dia. O objetivo é garantir a agilidade no processo para que as adequações sejam concretizadas o mais rápido possível, minimizando os transtornos para a comunidade da região e para os motoristas.

“Vai ser a primeira obra pública do município que vai ter trabalho 24 horas. Se necessitarmos ao longo dos próximos 20 dias, as equipes da empresa terceirizada trabalhar nesse período, nós vamos, para tentar resolver o máximo possível dar uma solução. Acho que chegou o momento em que Caxias tem que pensar nessas questões. Já foi determinado à equipe que qualquer tipo de licitação que se coloque no processo dia e noite. Estamos em uma metrópole e a população não pode mais sofrer com uma rua trancada 15, 20 dias”, explica Uez.

Trânsito será sinalizado e com orientação de fiscais

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) confeccionou placas que serão instaladas em pontos específicos para orientar os motoristas. Também na primeira semana de obras, agentes da Fiscalização de Trânsito estarão nas imediações para orientar o tráfego. Nesse contexto, algumas linhas do transporte coletivo urbano sofrerão alteração nos itinerários.

O superintendente de planejamento e obras do Samae, engenheiro Leonério de Castilhos, explica que a Perimetral será bloqueada para duas operações distintas: a travessia da galeria (com aduelas de concreto com 2,5m x 2m); e a implantação de uma rede de macrodrenagem (com canos de 1,5m de diâmetro).

Esse cruzamento da rede pela via foi programado para ser realizado neste período das férias escolares, quando o fluxo de veículos é menos intenso. O gerente complementa que esta segunda fase terá duas etapas: a primeira com o bloqueio da Perimetral sentido bairro-BR; depois, com o bloqueio no sentido oposto e liberação da via a ser trancada na próxima segunda-feira. A previsão de conclusão dessa fase é de até 30 dias. Ou seja, a estimativa é que seja entregue na segunda semana de fevereiro.

Investimento de R$ 7,4 milhões

O diretor-presidente do Samae ressalta ainda que o investimento total na obra é de R$ 7,4 milhões para implantação de 615 metros de tubos.

“Nosso objetivo é solucionar, quando os trabalhos forem concluídos, o problema dos alagamentos na Zona Sul da cidade. A nova rede irá beneficiar mais de 30 mil moradores dos bairros São Leopoldo, Centro, Panazzolo, Exposição, Rio Branco, Kayser, Salgado Filho e São Pelegrino”, enumera Uez.

Atualmente, é finalizada a fase 1 da obra, num trecho da Perimetral Sul e no interior de um lote localizado na Rua Erna Sirtoli Uez. Antes do início, foram feitas sondagem e preparação do terreno, além da instalação de tubulações provisórias para não atrapalhar o andamento dos trabalhos. Iniciada na primeira quinzena de agosto, a primeira fase da macrodrenagem tinha previsão de ser concluída antes do Natal, contudo, problemas na galeria com algumas conexões ocasionaram a ampliação do prazo.

A obra é executada pela empresa Dalfovo Construtora Ltda. e a fiscalização é feita pelo Samae e pela Secretaria Municipal de Obras (SMO).