BRIGADA MILITAR

Novo comando assume o 12º Batalhão de Polícia Militar em Caxias do Sul

Comandante, tenente-coronel Márcio Borba Fernandes, e subcomandante, major Rogério Schuh dos Santos, apresentaram à imprensa planos para a segurança do município na manhã desta sexta-feira (3)

Novo comando assume o 12º Batalhão de Polícia Militar em Caxias do Sul
Foto: Mariê Bilibio / Divulgação

O 12º Batalhão da Brigada Militar (12º BPM) de Caxias do Sul inicia 2025 com uma nova liderança. Sob o comando do tenente-coronel Márcio Borba Fernandes e tendo como subcomandante o major Rogério Schuh dos Santos, o batalhão traçou as diretrizes para reforçar a segurança e ampliar a atuação na cidade. O novo comando foi apresentado oficialmente durante um café com a imprensa na manhã desta sexta-feira (03), no Galpão do 12º BPM.

“Os trabalhos que a gente pretende desenvolver visam fomentar e estimular nossos programas de prevenção primária, como o PROERD e a Patrulha Maria da Penha. Pretendemos também aproximar o policiamento ostensivo preventivo e de visibilidade de locais mais distantes da área central de Caxias. Ao mesmo tempo, seguimos na metodologia de enfrentamento aos indicadores criminais prioritários do governo dentro do programa RS Seguro, por meio do patrulhamento tático-motorizado da Força Tática e da ROCAM, para manter os índices em patamares tão bons ou melhores que os alcançados nos últimos tempos”, destacou o comandante.

Com a recente chegada de 100 novos policiais ao batalhão, a distribuição desse efetivo será feita de forma estratégica. Parte deles será alocada em segmentos importantes, como a Força Tática e a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), além das companhias que atuam na área central.

Outra parcela será destinada ao policiamento preventivo em regiões mais afastadas, com o objetivo de ampliar a visibilidade e a presença da Brigada Militar (BM) nesses locais. Para isso, será encaminhada ao comando geral uma proposta de estrutura específica que atenda melhor as localidades mais distantes.

O batalhão também segue com operações voltadas para a preservação da tranquilidade e do sossego público, especialmente em épocas mais críticas, como o fim de ano. Segundo o comandante, essas ações contam com o apoio de órgãos municipais e estaduais, garantindo a integração necessária para alcançar melhores resultados.

Sobre os desafios de 2025, a prioridade será manter os resultados históricos de redução da criminalidade registrados nos últimos anos. A BM, como parte de uma ampla engrenagem de segurança pública, busca continuar colaborando com instituições como o Ministério Público e o Poder Judiciário para garantir a eficácia das ações.

“Nosso principal desafio é manter, no mínimo, os resultados históricos alcançados, que refletem índices de criminalidade em níveis positivos. Sabemos o quanto foi difícil para os que nos antecederam chegar a esse patamar. Agora, cabe a nós o compromisso de preservar e, se possível, melhorar esses resultados. Não fazemos isso sozinhos. A Brigada é um elo em uma engrenagem que inclui diversas instituições da segurança pública”, concluiu o tenente-coronel Fernandes.

Tenente-coronel Márcio Borba Fernandes | Foto: Mariê Bilibio / Divulgação

Sob a liderança do tenente-coronel Márcio Borba Fernandes e do major Rogério Schuh dos Santos, o 12º BPM segue empenhado em fortalecer a segurança pública e atender às necessidades da comunidade de Caxias do Sul.