Nove animais são soltos em mata no interior de Caxias do Sul após receberem tratamento no Hospital Veterinário da UCS

Quatis, tucanos-de-bico-verde e gambás-de-orelhas-brancas eram atendidos desde fevereiro, quando foram resgatados órfãos ou vítimas de traumas

Publicado por
10:49 - 23/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Nove animais são soltos em mata no interior de Caxias do Sul após receberem tratamento no Hospital Veterinário da UCS

Foto: Zoo da UCS/Divulgação

Nove animais de três espécies diferentes foram devolvidos à natureza, na última terça-feira (21), após receberem tratamento pelo Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET) da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Veja um vídeo ao fim da matéria.

Foram soltos em seus habitats, em mata nativa, no interior de Caxias, dois quatis (Nasua nasua), três tucanos-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) e quatro gambás-de-orelhas-brancas (Didelphis albiventris). Eles eram atendidos no Jardim Zoológico da instituição desde fevereiro deste ano, quando foram resgatados órfãos ou vítimas de traumas.

Segundo o professor e médico veterinário do Zoo, Gabriel Guerreiro Fiamenghi, à medida em que progridem no tratamento, as espécies são isoladas – em um local correspondente aos seus habitats – com o mínimo de intervenção humana possível, para que mantenham sua natureza selvagem e possam ser libertados em segurança.

O profissional ressalta a importância da preservação da natureza e da educação ambiental em todas as fases da vida. e alerta para espécies que já foram extintas pela ação indevida do ser humano.

O Jardim Zoológico, inaugurado em 1997, funciona como centro de recuperação e abrigo de animais silvestres apreendidos em cativeiro ilegal ou encontrados debilitados, feridos ou órfãos na região. Já o IHVET foi aberto em 2022, e possui um dos maiores complexos de saúde animal do Estado.

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp