Aos 66 anos, Marta Fattori pode ser considerada uma das integrantes da atual administração com mais experiência na função a que foi designada para atuar durante o segundo mandato do prefeito Adiló Didomenico. Isso ocorre por conta da proximidade dela com o ambiente escolar como um todo. Desde a sua formação como professora de Química pela UCS em 1988, ela buscou um conhecimento que se estendeu naturalmente para a área da gestão escolar ao longo dos anos.
Dentre as diversas funções que ocupou ao longo de sua vida profissional, Marta esteve na direção de duas grandes escolas da cidade: Apolinário Alves dos Santos, entre 1992 e 1995, e Colégio Estadual Imigrante, entre 2001 e 2007. Durante a sua gestão como diretora, o Apolinário contava com 80 professores e cerca de 1,2 mil alunos, e o Imigrante, por sua vez, contabilizava mais de 1,8 mil estudantes e 92 professores. A direção dessas duas instituições de ensino a credenciou para a administração da rede estadual na região. Em 2007, ela foi conduzida ao cargo de titular da 4º Coordenadoria Regional de Educação, função na qual permaneceu até o ano de 2010.
Ao ser nomeada para a Secretaria de Educação de Caxias do Sul (SMED), Marta pretende colocar em prática o aprendizado obtido nas últimas décadas em prol de uma missão primordial: reduzir ao máximo a lista de espera de alunos da educação no município. Atualmente, a lista de espera para crianças de zero a três anos é de 1.414 vagas. Os planos para reduzir de forma significativa esses números passam, de acordo com ela, pela construção de 32 escolas. de educação infantil Essas instituições serão edificadas por meio da formalização de Parcerias Público-Privadas (PPP´s).
“Esse projeto já está em andamento e vamos dar todo o apoio pedagógico. Com a construção de novas unidades, nós vamos colocar essas crianças que estão na lista de espera e as que estão hoje em gestão compartilhada. Já está em discussão na prefeitura, junto com a SMED, para que isso seja realmente formalizado e que se dê andamento. É uma contratação de um edital de licitação de uma empresa”, destaca Marta.
Esse modelo, segundo a secretária será uma concessão administrativa que terá a divisão entre manutenção e infraestrutura, além dos serviços estritamente pedagógicos.
A gestão qualificada como uma meta constante
Para administrar uma rede que hoje conta com mais de 46 mil alunos e 3,1 mil professores, entre ensino Fundamental e Médio, Marta ressalta a necessidade de imposição de uma gestão cada vez mais qualificada, que prepare os mais jovens para os grandes desafios da vida.
“Um ensino de qualidade para as nossas crianças representa nós termos uma gestão qualificada, representa nós termos professores preparados para realmente realizar o ensino-aprendizagem. Quando nós temos um planejamento, quando nós temos as metas a serem atingidas, seja na escola, seja na rede e na mantenedora, que o caso é a SMED, nós temos vislumbrando um horizonte, que é educar para que esse aluno tenha acesso, ele tenha permanência e tenha sucesso na sua vida adulta”, ressalta a secretária.
Esse conjunto de ações passa por um planejamento estratégico que está vinculado à capacitação das equipes diretivas das escolas, com linhas de trabalhos específicas para cada setor. Um deles é o núcleo pedagógico, que fornece a base para o desenvolvimento de projetos que visam estimular o aprendizado. Nesse sentido, o aumento da oferta de tempo integral também consta nos planos da pasta.
“A infraestrutura e os recursos tecnológicos também são importantes e estão dentro das nossas metas. A oferta de tempo integral também. Elevar a qualidade das aprendizagens requer um olhar tanto das avaliações internas quanto das avaliações externas, então é muito importante traçar essas metas logo no início dessa jornada ao longo desses quatro anos. Vamos expandir à medida que a infraestrutura for adequada para isso, porque a criança estando na escola em tempo integral tem oportunidades de ter acesso a outros recursos”, finaliza Marta.