Em março de 2024, o viaduto da Avenida Júlio de Castilhos sobre a Rua Thomas Beltrão de Queiroz ganhou cores por meio da arte de rua. A nova secretária da Cultura de Caxias do Sul, Tatiane Frizzo (PSDB), 37 anos, pretende incentivar, durante sua gestão, que se inicia nesta quarta-feira (1°), a ocupação de grafites em espaços públicos.
A ideia é trabalhar um projeto em conjunto com outras pastas do governo municipal para revitalizar espaços, difundir a arte e, inclusive, atrair turistas. A limpeza e pintura do equipamento viário, situado próximo ao Estádio Centenário, foi financiada pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC), uma das principais ferramentas de fomento da secretaria.
“Esse tipo de painel, de arte de rua, torna as cidades grandes galerias a céu aberto. Isso é algo que podemos e precisamos avançar, especialmente nos muros do aeroporto (Regional Hugo Cantergiani), que é um local onde eu consigo vislumbrar facilmente muros grafitados, valorizando a nossa cultura, dando a possibilidade de artistas exporem seu trabalho, a sua arte“, propõe a titular da Cultura.
É uma das propostas de Tatiane, que dará sequência ao trabalho da produtora cultural Cristina Nora Calcagnotto (MDB). Durante o 1° governo Adiló Didomenico (PSDB), a tucana atuou como vereadora. Concorreu ao Legislativo novamente, em 2024, mas acabou na 2ª suplência, com 1.755 votos.
Rainha da Festa Nacional da Uva de 2010, Tatiane projeta ações que valorizem a diversidade da população caxiense e evidenciem “aquilo que é nosso”.
Teremos atenção especial para a questão da Maesa, que vai ser um marco importantíssimo na história de Caxias do Sul. Esse projeto é uma prioridade de governo. Temos os 150 anos da imigração italiana que serão comemorados. Nós teremos uma série de eventos que são importantes e que, sem dúvida, vamos construir junto com todos os setores que fazem a cultura em Caxias do Sul“, afirma.
Para tirar as ideias do papel, a secretária entende que é preciso fortalecer quem integra a órbita da Cultura na cidade, como o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e entidades que atuam no segmento, para trabalhar de forma coordenada.
Rainha da Festa da Uva e ciclista
Tatiane Frizzo nasceu em Caxias do Sul, no dia 15 de julho de 1987, e cresceu em uma chácara na região do bairro Cidade Industrial. Atualmente, mora no bairro São Pelegrino. Desempenhou por três anos atividades como fisioterapeuta, profissão em que possui bacharelado pela Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). É tutora da gata Pantera, de três anos.
Além da política, é conhecida por ter sido a rainha da Festa da Uva na edição de 2010, quando tinha 23 anos. Pouco tempo antes, em 2008, foi rainha da Festa do Vinho Novo, evento tradicional do distrito caxiense de Forqueta.
Como hobbie, cita a prática de ciclismo. Tatiane conta que costuma se aventurar por trilhas no interior de Caxias do Sul e região.
Recorda que o primeiro contato com a política aconteceu em 2008, por meio do movimento estudantil. Na época, participou da equipe que inaugurou o Diretório Acadêmico de Fisioterapia da FSG. Quatro anos depois, quando ainda não se imaginava atuando em um cargo eletivo, foi provocada pelo ex-secretário da Educação e ex-vereador Odir Ferronatto a se filiar ao partido Democratas (Dem, hoje, União Brasil), aceitando o convite.
Naquele ano de 2012, concorreu a vereadora pelo partido, ficando como 4ª suplente. Quem foi eleito pela sigla, na ocasião, foi Neri, o Carteiro, que se tornou um padrinho político de Tatiane. Ambos se transferiram ao Solidariedade e concorreram em 2016, novamente: Neri se reelegeu e Tatiane atingiu a 1ª suplência, com 769 votos. Ela ascendeu ao cargo em 2019, quando o parceiro de partido conseguiu uma cadeira na Assembleia Legislativa.
Em 2020, Tatiane Frizzo se elegeu a vereadora pela 1ª vez, com 1.822 votos pelo PSDB. Hoje, é 2ª suplente da legenda na Câmara, após somar 1.755 votos no pleito do ano passado.