Após ser atingido por um temporal na última quinta-feira, 2 de fevereiro, o município de Nova Pádua decretou Situação de Emergência Nível 1. O Decreto Municipal nº 1.497 foi publicado na sexta-feira, dia 3, após a Emater/ASCAR do Município divulgar o laudo técnico com o levantamento das perdas e a Defesa Civil de Nova Pádua emitir o Parecer Técnico nº 001/2023.
Na quinta-feira, as comunidades do Travessão Mutzel, Leonel, Barra, Bonito e Cerro Grande foram surpreendidas com rajadas de vento que podem ter chegado a 150 km/h e forte chuva de granizo que causou estragos na agricultura e provocou o destelhamento de residências, galpões e aviários.
De acordo com o laudo técnico, os prejuízos financeiros estimados são de R$ 5.592.611,50. As perdas na agricultura chegaram a 3,4 milhões de quilos entre uva, caqui, pera, maçã, milho, tomate, pimentão e mudas de hortaliças.
Em extensão territorial, o temporal causou estragos numa área de 292,70 hectares, provocando algum tipo de estrago em 92 propriedades. Além das perdas econômicas nas culturas, foram constatados danos em nove aviários, 16 galpões, 36 estufas e 6 residências.