Garibaldi se prepara para viver momentos de pura magia e emoção no próximo dia 3 de dezembro, a partir das 19h30min, com a quarta edição do Desfile Cênico Inclusivo de Natal realizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade. Sob o tema “Natal da Diversidade: a inclusão é o que une toda a gente”, o evento promete encantar os moradores e visitantes com suas alegorias, carros alegóricos, figurinos e elementos cênicos especialmente preparados para transmitir uma mensagem única de união e diversidade.
O espetáculo contará com a participação de cerca de 200 pessoas, incluindo alunos da Escola Especial Bem-me-quer, pais, profissionais, voluntários e membros da comunidade local. Segundo a diretora da APAE, Rejane Pasqualetto Romagna, o Desfile Cênico é a culminância de um trabalho intenso e significativo que iniciou ainda no mês de abril.
“A preparação para o desfile cênico de Natal acontece durante todo o ano. Inicia lá no mês de abril, onde os alunos, todos os alunos da entidade, participam de oficinas envolvendo as várias expressões. Artísticas, a música, a dança, o teatro e a arte circense. Através dessas artes são trabalhadas as habilidades das pessoas com deficiência,” explica.
A diretora destaca a importância do evento como um catalisador da inclusão e do potencial artístico das pessoas com deficiência. Ela enfatiza que, ao longo dos anos, o desfile se tornou uma tradição aguardada pela comunidade garibaldense, marcando a quarta edição em 2023.
“Acreditamos que este desfile já virou tradição, sim, em Garibaldi. Ele é muito esperado e comentado pela comunidade em geral. O diferencial do Desfile é que todos os artistas ocupam um papel de destaque. Acreditamos também que existe um impacto muito positivo na comunidade. A comunidade garibaldense, a comunidade próxima da nossa cidade, é muito receptiva a esse momento”, destaca.
Com a temática do Natal da Diversidade, a APAE busca inovar a cada ano, trazendo as figuras tradicionais do Natal, como Papai Noel, presépio e alimentos típicos, com uma abordagem única e inclusiva.
“É importante ressaltar que a temática do Natal na sua essência, com as figuras tradicionais do Natal, como Papai Noel, como presépio, como alimentos do Natal, a refeição, tudo isso vem pra rua, mas com um figurino, com uma roupagem diferente. Cada ano a gente procura inovar e essa temática desse ano, que trata da diversidade sem perder o sentido de Natal, ela foi construída pela equipe responsável pelas oficinas, juntamente com a equipe de trabalho, professores, profissionais e alunos”, reforça Rejane.
Desta forma, o desfile promete ser um espetáculo único, destacando como a arte pode ser uma ferramenta poderosa para promover a inclusão e encantar a todos. O momento é mais do que um espetáculo visual; é a celebração de meses de preparação, dedicação e superação, onde cada participante mostra suas habilidades de maneira brilhante. Em Garibaldi, o Natal não é apenas uma festa, mas uma celebração da diversidade, unindo corações e construindo laços que perduram além das luzes e dos enfeites natalinos.
Em caso de chuva, o evento será transferido para o dia 10 de dezembro. E enquanto o grande momento não chega, já podemos nos contagiar com a magia do Natal através da música composta pela professora de música da APAE, Gisele Deitos, com produção de Nenê Fragata e participação dos alunos da Escola Especial Bem-Me-Quer Ilana, Elisângela e Jairo, fazendo um convite para o Natal da Diversidade! Confira: