Esportes

Nas quartas de final da Divisão de Acesso, Jean vibra com bom momento do Brasil de Farroupilha

Atleta também celebrou a sua própria forma física ao longo da primeira fase

JEAN BRASIL
Foto: Luiz Erbes

O Brasil de Farroupilha está nas quartas de final da Divisão de Acesso. Para um time que no início do ano não tinha certeza se disputaria a competição pelos problemas financeiros apresentados, hoje almeja uma vaga na elite do futebol gaúcho em 2024.

Na primeira fase, o time comandado por Alê Menezes terminou na segunda colocação do Grupo A com 20 pontos, conquistando seis vitórias, dois empates e seis derrotas nos 14 jogos. Agora, na fase de mata-mata, o time Rubro-verde vai enfrentar o Lajeadense, terceiro colocado do Grupo B.

Uma das lideranças deste time é o experiente zagueiro e capitão Jean. Aos 33 anos, ele disputa sua oitava temporada nas Castanheiras, e tem nova chance de levar o time para a Série A do Gauchão. Nos últimos anos o camisa 4 sofreu com problemas físicos e lesões, mas em 2023 recuperou a boa forma e vem sendo destaque na campanha. Ele falou com exclusividade ao Portal Leouve sobre o atual momento de sua carreira:

“Acho que consegui retomar uma boa fase, a boa forma. Em 2021 eu já estava aqui, ano passado comecei a dar sequência após a fratura do meu tornozelo. Eu tive rompimento de ligamentos em 2021, então em 2022 foi o ano que eu comecei a retomar minha forma, mas mesmo assim estava acima do peso, tornozelo doendo bastante. A dor ainda persiste, mas menos, eu consigo trabalhar, faço fisioterapia quase que diariamente. Consegui entrar no peso, estou com uma boa força”, ressaltou o atleta.

Ao longo dos primeiros 14 jogos, a defesa foi vazada 14 vezes (média de um gol sofrido por jogo). Jean falou sobre o sistema defensivo, hoje no time titular formado por ele e Yago. Além de sólida, a dupla já anotou cinco gols na Série A-2, sendo três de Yago e dois de Jean:

“Conseguimos fazer uma campanha sólida, a gente vinha sendo uma das equipes menos vazada e dando uma consistência defensiva. Bola aérea não temos tomado gols, inclusive na bola aérea ofensiva a gente acabou fazendo gols. Estou feliz com o momento, com os jogos que eu fiz e espero estar melhor ainda no mata-mata”, vibrou o camisa 4.

Foto: Luiz Erbes

Na primeira fase da competição, o Lajeadense acabou marcando 12 gols. Com jogadores de velocidade e um bom cabeceador, Jean ressaltou os cuidados necessários para enfrentar o time de Lajeado:

“Temos um ótimo goleiro, sempre que precisamos dele, o Ronaldo está muito bem. No setor defensivo, se joga eu ou Adriel, Diego, Yago, está bem servido. Nossos laterais também sabem povoar o setor, o que acaba trazendo dificuldades para o time adversário. Começamos a estudar o time do Lajeadense. Sabemos que tem um cara grande na frente, o Patrickão, eles chegam bastante com os jogadores de trás então temos que tomar cuidado e até precisar do pessoal da frente para acompanhar a descida dos laterais. Esperamos ter essa consistência na defesa também no mata-mata”, avaliou.

Na temporada 2023, o time das Castanheiras demonstrou ser uma das forças do Grupo A desde o princípio da competição. A classificação ocorreu de forma antecipada, diferentemente das últimas campanhas onde quando não brigou para cair, acabou se garantindo na segunda fase na última partida.

De acordo com o zagueiro, mesmo após perder na estreia, a sequência de pontos alcançada fora de casa foi o combustível para a arrancada e consolidação no G-4.

“Esse ano tivemos uma campanha sólida desde o início, mesmo perdendo na estreia para o Monsoon, acabamos sofrendo um pênalti aos 47 minutos do segundo tempo. Na sequência fomos buscar quatro pontos em dois jogos fora de casa e sabemos que é difícil pontuar fora de casa. Estamos sabendo jogar a Divisão de Acesso, tanto dentro quanto longe de casa. É um time que vem competindo desde a primeira rodada e isso na segundona é fundamental”, destacou.

Por fim, Jean projetou o duelo contra o Lajeadense, onde o primeiro confronto ocorre fora de casa e o segundo nas Castanheiras:

“Um resultado importante seria de não perder o jogo lá. Uma vitória fora de casa nos colocaria em uma situação ideal, seria maravilhoso, mas é um adversário também jovem, de transição, força, então vai ser um jogo bem parelho”, finalizou o capitão do Brasil de Farroupilha.

JEAN BRASIL
Jean (E) comemora gol diante do Glória com Mauricio (C) e João Paulo (D) (Foto: Luiz Erbes)

O primeiro jogo, em Lajeado, ocorre neste domingo (23), na Arena Alviazul, a partir das 15h, já a partida de volta nas Castanheiras será no dia 30 deste mês, também às 15h, em Farroupilha.