A época mais animada do ano está chegando. A partir desse final de semana a cidade dá o início nas comemorações do Carnaval 2024. Além do retorno do tradicional desfile de Escolas de Samba, os blocos de rua prometem agitar os carnavalescos durante todo o final de semana. No dia 09 de fevereiro, a partir das 19h, a rua Plácido de Castro, em frente à Maesa, será palco para o Carnaval de Caxias do Sul 2024, com a participação da Associação Cultural e Esportiva Acadêmicos XV de Novembro, Escola de Samba Unidos do É o Tchan, Escola de Samba Acadêmicos Pérola Negra e Associação Cultural Esportiva São Vicente, contando também com a discotecagem do DJ Mono.
A secretária de Cultura de Caxias do Sul, Cristina Calcagnotto, ressalta a volta dos desfiles das escolas de samba no Carnaval. Cristina também faz menção aos blocos de rua durante o final de semana. A titular da Cultura enaltece que serão diversos setores movimentados com as festividades, principalmente o turismo.
“Dessa retomada, dessa reconstrução da história do carnaval aqui em Caxias, que há muito já representou. Então, a nossa expectativa é de que a gente angaria um bom número de público na sexta-feira para iniciar as comemorações carnavalescas aqui na cidade e que depois se dará sequência com os blocos no sábado, domingo e terça-feira, movimentando muito a cidade de Caxias do Sul, o que é muito importante não só para o nosso setor artístico e cultural, mas para o desenvolvimento regional também a partir do turismo”, disse Cristina.
No dia 10, o Bloco da Ovelha entra em cena. Intitulado Bloco da Ovelha 2024: O Último Carnaval, traz a ideia de que o momento de celebrar é agora não deixando as comemorações para o amanhã. O bloco começa às 12h, com concentração na Paralela, depois segue, às 14h, com o cortejo, já a apoteose acontece às 17h, no Salvador Tronca.
Ainda no dia 10 de fevereiro o Bloco Acadêmicos do Luizinho, convida os caxienses para curtir muito samba a partir das 15h, em frente ao Bar do Luizinho. A festa estará animada e conta com a bateria do Grupo Samba Show, que vai elevar o termômetro para não deixar ninguém ficar parado. O Grupo Pura Curtição e Grupo Sem Razão também estarão animando o bloco que é sucesso em Caxias.
Já o Bloco da Ovelha Negra, ocorrerá nos dias 10 e 11 de fevereiro, das 15h às 23h, no estacionamento da Engenharia do Corpo, perto do Museu Ambiência Casa de Pedra. Nesta edição haverá quatro atrações nacionais e mais de 10 atrações regionais, sendo MC Davi, Bárbara Labres, JC no Beat, MC 2K, Pura Curtição, Grupo Sintonia, Bateria Ovelha Negra e muitos DJs.
Já o Bloco da Velha 2024, com o tema “O que é que a Bahia tem?”, chegando em sua 12ª edição traz para Caxias do Sul, a cultura baiana, no dia 11 de fevereiro, das 14h às 21h, na Rua Dom José Baréa, no entorno da antiga Maesa.
O Bloco Arco-Íris, o mais colorido de Caxias do Sul, comanda a festa no dia 13 de fevereiro, às 14h, na Estação Férrea. O encerramento se dá no dia 17 de fevereiro, com o Enterro dos Ossos da Associação Cultural Esportiva São Vicente, às 17h, no bairro São Vicente.