Município confirma primeira morte por dengue em Caxias do Sul

Homem faleceu no dia 13 de maio e tinha doenças prévias. Município contabiliza até o momento 213 casos e 746 focos do mosquito Aedes aegypti

Publicado por
14:40 - 24/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Município confirma primeira morte por dengue em Caxias do Sul

Foto: Rodrigo Rossi

A Prefeitura de Caxias do Sul informa a confirmação de um óbito por dengue na cidade. Este é o primeiro óbito causado pela doença na história do município. A vítima é um homem, adulto, com doenças prévias não tratadas, que faleceu no dia 13 de maio.

Caxias do Sul contabiliza até o momento 213 casos de dengue (incluindo o óbito) e 746 focos do mosquito Aedes aegypti, todos identificados e bloqueados, em todas as regiões da cidade.

A médica infectologista do Controle de Infecção Municipal, Anelise Kirsch, orienta que os cuidados para evitar a proliferação do mosquito que transmite a doença devem ser redobrados sobretudo após períodos chuvosos. Ela lembra que qualquer ponto com água parada deve ser eliminado rapidamente, como coberturas externas de telhados, calhas, ralos externos, pratinhos para animais e outros. O número de focos, que é alto devido ao forte trabalho de identificação e eliminação realizado pela Vigilância Ambiental em Saúde, tende a aumentar devido às chuvas dos últimos dias.

A Prefeitura de Caxias mantém o trabalho de combate ao mosquito da dengue, por meio dos agentes de combate às endemias, que monitoram quinzenalmente 197 pontos estratégicos, realizam visitas em bairros de toda a cidade e atividades educativas. Na última semana, a Prefeitura publicou edital para contratação de mais 25 agentes, que passarão por capacitação técnica e depois iniciarão o trabalho de campo, reforçando as ações.

Principais sintomas de dengue:

* Febre

* Dor de cabeça

* Dor no corpo e nas articulações

* Dor atrás dos olhos

* Mal-estar

* Falta de apetite

* Manchas vermelhas no corpo, irritação e coceira na pele

* Vômito, náuseas

 

Orientações para a população:

* Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos

* Recolher o lixo do pátio

* Colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela Codeca

* Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva, ou encaminhá-los à Central de Armazenamento de Pneus Inservíveis da Codeca

* Tampar caixas d’água

* Colocar telas milimétricas em caixas d’águas descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos

* Limpar as calhas

* Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas, trocando a água

* Eliminar os pratinhos das plantas

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp