Desde o último domingo, o trânsito do Centro de Bento Gonçalves passou por mudanças que têm confundido os moradores da cidade. A inversão no sentido de circulação das ruas Dr. Montaury e Dr. Antunes revoltou os motoristas. Além disso, a rua Marechal Deodoro foi alargada e a faixa seletiva exclusiva para ônibus e veículos de segurança da rua Barão do Rio Branco foi extinta.
O que mais desagradou os motoristas foi o fato de que a mudança aconteceu sem consulta à sociedade. Além disso, a falta de orientação e de sinalização geraram engarrafamentos na área central de Bento Gonçalves, pois houveram pinturas nas faixas ao decorrer dos dias.
Por conta disso, a reportagem do Grupo RSCOM conversou com o Secretário de Mobilidade Urbana da cidade, Marcos Barbosa, que informou que foram feitos diversos estudos antes de as mudanças acontecerem. “A gente vem fazendo estudos há vários meses para que a gente pudesse chegar a essas mudanças que estão ocorrendo agora. A gente fez algumas mudanças na ordem técnica, como o estreitamento do canteiro central da rua Marechal Deodoro, para que coubessem duas pistas de carro e mais uma de estacionamento dos táxis. […] Essas melhorias vão continuar. O nosso foco é ir melhorando e organizando o Centro, porque somos uma cidade turística e queremos valorizar o Centro da cidade”, disse.
Além disso, outro ajuste que está sendo feito é a mudança de tempos nos semáforos da área central da cidade, em especial o localizado em frente à Igreja Santo Antônio. Segundo o Secretário, serão feitas novas demarcações de sinalização horizontal nas vias ao longo dos próximos dias.