

O Plebisul acontecerá das 8 às 17 horas nas pequenas cidades e das 8 às 20 horas nas capitais e grandes cidades do interior. A pergunta que os cidadãos terão que responder será: “Você quer que Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um País independente?” As opções de resposta serão “Sim” e “Não”. A expectativa dos organizadores é colher neste ano um 1 milhão de votos.

A apuração e auditoria dos votos serão realizados no mesmo dia e a expectativas é de que a divulgação dos resultados do Plebisul 2017 sejam conhecidos até as 23 horas deste dia 7. A apuração urna a urna dos resultados estarão sendo divulgados em tempo real, após as 17 horas através do sistema eleitoral do Plebisul, no site www.sulista.org.
QUAL A DATA E HORÁRIO DO PLEBISUL – CONSULTA POPULAR?
A segunda edição do Plebisul – Consulta Popular acontecerá no dia 7 de Outubro de 2017, conforme definido pela Assembleia Geral de Lages/SC, no horário das 8 às 20 horas.

O objetivo principal do Plebisul que vai consultar a população do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é gerar uma declaração pública sobre a opinião do Povo destes estados, se deseja, ou não, que esta região se torne um país independente.
QUAL PERGUNTA SERÁ FEITA E QUAIS ÀS OPÇÕES DE RESPOSTA?
A pergunta que será realizada a população Sulista é simples e clara: VOCÊ QUER QUE O PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL FORMEM UM PAÍS INDEPENDENTE? As opções para a resposta na votação será: SIM e NÃO.
QUAIS AS METAS DESTA CONSULTA?
Conforme aprovado na Assembleia Geral de Lages, SC, e ratificado pela Comissão Organizadora do PLEBISUL, a meta mínima de votantes definida será de 1 (um) milhão de eleitores dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
QUAIS AS METAS PARA CADA MUNICÍPIO DO SUL?
Cada município do Sul recebeu da COP uma meta individual. O seu município também tem metas e precisa da sua ajuda para cumpri-la. Procure a Comissão Organizadora local e seja um voluntário para cuidar de uma urna no dia 7 de outubro.
COMO FUNCIONA A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO PLEBISUL – CONSULTA POPULAR?
A estrutura organizacional que vai dar suporte humano a realização do Plebisul está hierarquicamente da seguinte forma:
- A responsabilidade e promoção é da Diretoria Nacional do Movimento O Sul é o Meu País;
- A coordenação geral é realizada pela Comissão Organizadora do Plebisul (CCO) composta pelos compatriotas nomeados pelo Edital 0009/2016.
- Nos estados, o PLEBISUL será coordenado por três (3) Superintendentes, um para cada estado. Neste sentido a COP já nomeou, João Paulo Schuch para Superintendente no Rio Grande do Sul; Sandra Parma para Santa Catarina e Adriano Winkler, para o estado do Paraná.
- Para todas as vinte e três (23) mesorregiões dos três estados já estão sendo nomeados um Supervisor para cada uma.
- O Sul possui 94 microrregiões e em cada uma delas, a COP está nomeando um Coordenador, para instruir e acompanhar mais de perto os seus respectivos municípios.
- Em cada município do Sul, num total de 1.191, o PLEBISUL terá um Presidente da COP Municipal, que terá a seu encargo a realização do evento.
- Todas as urnas que serão instaladas para receber os votos, terão no mínimo um presidente de secção e um secretário. Mas poderá ter mais mesários e membros que vão recepcionar e convidar os cidadãos para participar da Consulta, já que o voto não é obrigatório.
Ao todo, num quadro mais abrangente, o Plebisul terá uma estrutura organizacional de pessoal envolvendo mais de 20 mil voluntários diretos em todo o processo.