FALECIMENTO

Morre José Clemente Pozenato, autor de `O Quatrilho`, aos 86 anos

Universidade de Caxias do Sul confirmou o falecimento, mas causa da morte ainda não foi divulgada

Morre José Clemente Pozenato, autor de `O Quatrilho`, aos 86 anos
Universidade de Caxias do Sul (UCS)

José Clemente Pozenato, escritor renomado, professor e figura marcante da literatura brasileira, faleceu aos 86 anos, nesta segunda-feira (25), em Caxias do Sul. Nascido em São Francisco de Paula, Pozenato é reconhecido pelo romance “O Quatrilho” (1985), obra adaptada para o cinema e indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1996.

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) confirmou o falecimento, mas a causa da morte ainda não foi divulgada. Além da carreira literária, Pozenato teve uma trajetória notável na academia, atuando como professor e pró-reitor da UCS. Também atuou na gestão cultural, sendo secretário de Cultura de Caxias do Sul e membro do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul.

Pozenato se formou em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora da Imaculada Conceição em 1960, e obteve mestrado em Estudos em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Ele ocupava a posição de Diretor Técnico do Sapiens Centro de Educação e Cultura.

Com uma vasta produção que inclui romances, poesias, ensaios e novelas policiais, Pozenato recebeu diversas honrarias ao longo da vida, como o título de Cidadão Caxiense e o Troféu Caxias na categoria Cultura.

O velório está previsto para a manhã desta terça (26), na Sala A do Memorial São José. O sepultamento ocorre às 16h, no Cemitério Público Municipal.

Município decreta luto oficial de três dias

Em nota oficial publicada na noite desta segunda, a prefeita em exercício Paula Ioris (PSDB) decretou luto oficial no município de três dias. No comunicado, manifesta “profundo pesar pelo falecimento do escritor, professor, historiador e ex-secretário da Cultura, José Clemente Pozenato, um dos maiores expoentes da literatura”.

“Neste momento de tristeza, Caxias do Sul rende homenagens à memória de José Clemente Pozenato, cuja trajetória de vida seguirá inspirando gerações”, destaca a nota.

O texto cita a contribuição de Pozenato para a cultura e a identidade caxiense, lembrando que, como secretário da Cultura, ele foi o criador do PPEL – Programa Permanente de Estímulo à Leitura, que fortaleceu o vínculo da comunidade com os livros em Caxias do Sul.