Uma família que mora na Rua Pedro Roberto Pergher, bairro Belvedere em Farroupilha, teve a casa alagada na manhã desta terça-feira (17). Segundo a moradora de um sobrado, o problema seria o entupimento de uma boca de lobo, e com a grande quantidade de chuva do início da manhã, sua residência foi invadida pela água.
Edna Carolina Lima dos Santos, 38 anos, contou que quando chegou do trabalho, depois das 6h, foi dormir. No entanto, ao acordar por volta das 9h para fazer o café da manhã para sua filha de três anos, encontrou a casa cheia de água. Foram afetados todos os móveis.
“Tem uma boca de lobo aqui que já fizemos reclamação várias vezes, os vizinhos mandaram reclamação, e eles não fizeram nada. Cada vez que chove volta água aqui em casa. Até tem que fechar o ralo pra não voltar tanta água que tem em casa, porque essa boca de lobo está fechada e eles não fazem nada”.
O marido de Edna, Rodrigo Quaresma dos Santos, 44 anos, pediu ao Poder Público que encontre uma solução, tendo em vista que no ano passado os mesmos problemas já foram enfrentados pela família.
“Gostaria de fazer uma reclamação pra Prefeitura, sobre vir arrumar essa boca de lobo na Rua Luciano Courtois com a Pedro Roberto Pergher, onde que quando chove, desce a águia das calhas e vai pra boca de lobo, só que ela está trancada ai ela retorna e vai para dentro do meu banheiro, e alaga toda a casa quando a gente não percebe, e foi o que aconteceu hoje, não percebemos e quando minha mulher acordou a casa já estava toda alagada. Queria pedir pra prefeitura se agilizar e resolver esse problema pra nós”, pediu ele.
Em nota, encaminhada por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura de Farroupilha diz ter conhecimento sobre a situação da rua, mas que intervenções no local dependem de obras estruturais. Confira a nota na íntegra.
Com relação aos alagamentos ocorridos na Rua Pedro Roberto Pergher, no bairro Belvedere, a Prefeitura de Farroupilha informa que tem conhecimento sobre a situação e que o local necessita de uma obra estrutural na rede de drenagem.
O corpo técnico da Secretaria de Obras e Trânsito tem trabalhado na elaboração de um projeto para a via, ao mesmo tempo em que realiza medidas paliativas para o problema como a limpeza das bocas de lobo ao longo da rua e das transversais.