Na manhã desta quarta-feira (14) um morador do bairro Pioneiro procurou a reportagem sobre a falta de coletas de resíduos como móveis e madeiras pela Codeca no município. Segundo o morador desde o dia 30 de março ele abriu um protocolo no Ecoponto para o recolhimento de objetos que foram jogados em frente a residência dele. Porém, até o momento a empresa não passou recolhendo, o que gerou acumulo de lixos.
A equipe do Portal Leouve entrou em contato com a autarquia para esclarecer sobre o recolhimento destes objetos. Segundo o que explica a assessoria da Codeca, os caminhões de lixos orgânicos e seletivos que passam corriqueiramente nas ruas, não recolhe este tipo de material. Os moradores precisam entrar em contato pelo Alô Codeca no telefone 3224.8000 e agendar a retirada.
“Agendando, a gente busca. Mas não é para colocar na rua que a Codeca não recolhe. Diz para ele ligar no Alô Codeca – 3224.8000 e agendar a retirada. Mas tem que ter paciência e não jogar na calçada. Não temos previsão de coleta mesmo. Pq se acumula e se vai buscar vários numa saída“. Explica a assessoria.
Uma sugestão dada pela autarquia é que a população leve diretamente no Ecoponto da Codeca, onde é destinado corretamente estes materiais (móveis, madeiras, etc). O Ecoponto fica na frente da autarquia, na RSC-453 (Rota do Sol), no bairro Centenário e funciona de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h15 às 17h30min. O espaço não recebe materiais nos finais de semana.