A missão do governo do Estado à Ásia abriu, nesta segunda-feira (18), com uma visita à província de Shiga, no Japão. Ela é considerada uma das mais avançadas do país em políticas de sustentabilidade e conservação ambiental. O encontro marcou mais um passo no fortalecimento da relação histórica entre os dois Estados, que são províncias-irmãs desde 1980.
A programação incluiu uma reunião entre o governador Eduardo Leite e o governador Taizo Mikazuki. Eles discutiram possibilidades de expansão da cooperação bilateral em áreas como gestão hídrica, resiliência climática e tecnologias ambientais. Leite reforçou o convite para que Shiga participe das celebrações dos 45 anos de irmandade, que ocorrerão no Rio Grande do Sul, em 2025. Também foi assinado um protocolo reforçando a cooperação.
“A parceria com Shiga é um exemplo de como podemos construir laços que ultrapassem fronteiras, baseados em valores comuns como sustentabilidade, inovação e preservação ambiental. Estamos empenhados em ampliar essa colaboração”, destacou o governador.
A delegação também participou de um tour pelo Biwa, o maior lago de água doce do Japão e um dos principais exemplos mundiais de conservação ambiental. Lá, conheceram iniciativas implementadas para o controle de enchentes e a proteção dos recursos hídricos – temas conectados diretamente com as prioridades atuais do governo gaúcho, especialmente após os recentes eventos meteorológicos extremos enfrentados pelo Estado. A visita incluiu uma passagem pelo Aqua Biwa, centro de educação ambiental que promove a conscientização sobre o uso sustentável dos recursos naturais.
A relação entre Rio Grande do Sul e Shiga tem como um de seus marcos a construção da Praça Shiga em Porto Alegre, espaço verde de 3.860m² revitalizado em 2024 com apoio da província japonesa. A praça reflete a amizade duradoura entre os dois Estados e simboliza o compromisso com a troca de conhecimento e a preservação ambiental.
Também participaram do roteiro em Shiga os secretários Caio Tomazeli (Comunicação) e Ronaldo Santini (Turismo); o coordenador da Defesa Civil, coronel Luciano Boeira; o presidente da Assembleia, Adolfo Brito; os deputados estaduais Frederico Antunes (líder do governo), Airton Artus, Luiz Fernando Mainardi, Vilmar Zanchin e Thiago Duarte; e o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Marcelo Arruda.
Hidrogênio Verde
Também na manhã desta segunda, outro grupo integrante da comitiva gaúcha visitou a planta de hidrogênio de Takasago, da Mitsubishi Heavy Industries, em Himeji, no Japão. Durante três horas, o grupo liderado pelos secretários Artur Lemos (Casa Civil), Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico) e Pedro Capeluppi (Reconstrução Gaúcha), e pelo procurador-geral do Estado, Eduardo Costa, conheceu a planta que é a primeira instalação integrada de validação de hidrogênio do mundo e com tecnologia de última geração.
O Takasago Hydrogen Park é dividido em seções de acordo com três funções relacionadas ao hidrogênio: produção, armazenamento e utilização. A unidade é usada como centro de pesquisa e desenvolvimento de soluções para a cadeia do hidrogênio.
A visita faz parte da implementação do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Hidrogênio Verde (Programa H2V-RS), um projeto estruturante que integra o Plano Rio Grande. Além de promover uma agenda de relacionamento com empresas do setor, buscando efetivar investimentos na cadeia produtiva do H2V, também tem como objetivo propor políticas públicas que possam induzir o desenvolvimento das cadeias associadas a esse energético.