Após vistoria nas obras do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o ministro Extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, afirmou que as operações comerciais e de voos domésticos serão retomados dia 21 de outubro. Ele ainda reforçou que serão realizados 128 voos diários deste porte. Por outro lado, os voos internacionais serão retomados até 16 de dezembro, mês em que as operações voltarão a funcionar com 100% da capacidade.
Lembrando que por causa das enchentes que atingiram a capital gaúcha, o terminal aeroviário está sem receber voos desde 3 de maio. Depois da suspensão das operações, os voos foram remanejados para a Base Aérea de Canoas e demais aeroportos regionais no Rio Grande do Sul, como Caxias do Sul e Passo Fundo.
As obras no aeroporto estão sendo feitas pelo governo Federal, Anac e a Fraport, concessionária que administra o Salgado Filho. Paulo Pimenta realizou a inspeção acompanhado do ministro Vital do Rêgo Filho, do Tribunal de Contas da União. Segundo ele, o Tribunal de Contas é um passo a mais para acelerar a entrega do Salgado Filho à população gaúcha.