Bento Gonçalves está recebendo na manhã desta segunda-feira (20), a visita do Ministro do Trabalho e Emprego do Brasil. Luiz Marinho. O político está em uma agenda junto ao Prefeito do município Diogo Siqueira, o Presidente da Câmara de Vereadores Rafael Pasqualotto e outras autoridades locais, na Prefeitura Municipal.
Na oportunidade, o Prefeito Diogo Siqueira iniciou falando e pedindo um apoio do Ministro para uma recuperação na imagem da Serra Gaúcha após os últimos ocorridos na região, bem como também, uma melhoria na fiscalização nos processos de trabalho. Já o Presidente da Câmara, Rafael Pasqualotto, em sua fala, lembrou que os agricultores estão completamente chocados e tristes pelos ocorridos, e solicitou que parte dos R$5 milhões pagos pelas vinícolas no Termo de Ajuste de Conduta – TAC, seja investida na região, em projetos e também entidades de combate ao trabalho escravo.
“Queremos solucionar. O jeito é manter um grupo de trabalho permanente. Precisa ser um esforço coletivo, com as participação dos sindicatos. E que o contratante saiba o que está acontecendo do início ao fim”, destaca o Ministro.
O Ministro chegou a Bento Gonçalves acompanhado dos Deputados Estadual Pepe Vargas (PT), Matheus Gomes (PSOL) e Miguel Rosseto (PT). Além da Deputada Federal Denise Pessoa (PT). O Presidente da AMESNE Alcione Grazziotin, também se faz presente no encontro, como a Presidente da CIC-BG, Marijane Paese.
Em suas falas, Marinho destaca: “Precisaremos de um verdadeiro movimento para erradicar o trabalho escravo no Brasil. Estamos em um processo grande de profissionalização dos nossos produtos. Mas isso precisa ser acompanhado de profissionalização dos contratos de trabalho” explica.
Ainda em Bento Gonçalves durante a manhã, o ministro se encontrou com representantes de sindicatos patronais do setor vitivinícolas como a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra). Na ocasião, Marinho recebeu um documento com ações tomadas até aqui e reivindicações para novas relações de trabalho.
Já no final da manhã, Luiz Marinho esteve acompanhado do gerente do Ministério do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul, Vanius Cortes, em visita à pousada onde os trabalhadores em situação análoga à escravidão ficaram alojados.
Por fim, no período da tarde se deslocou para Caxias do Sul, em encontro marcado com trabalhadores na Sede do Sindicato dos Metalúrgicos e ainda, encontro com o Prefeito e Presidente da Câmara de Vereadores.
Texto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM
Fotos: Leon Sanguine/Grupo RSCOM