Esportes

Mesmo com susto no fim, Grêmio bate o Guarani em Campinas e volta a vencer fora de casa após 100 dias

Com a vitória o Tricolor assumiu a vice-liderança

Grêmio x Guarani - Lucas Uebel Grêmio FBPA
Tricolor volta a vencer fora de casa após mais de três meses (Foto: Lucas Uebel/Grêmio Divulgação)

Na noite desta sexta-feira (5), o Grêmio foi até Campinas enfrentar o Guarani pela 22ª da Série B. Na ocasião, os comandados de Roger Machado venceram pelo placar de 2 a 1, gols de Villasanti e Biel. Dessa forma, o time voltou a triunfar fora de casa depois de 100 dias.

A partida marcou o retorno do goleiro Brenno como titular, e também a estreia de Lucas Leiva nos 11 iniciais. Dessa forma, o time de Roger Machado foi para campo com: Brenno; Rodrigo Ferreira, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Lucas Leiva, Villasanti e Campaz; Biel, Diego Souza e Guilherme.

Primeiro tempo

Mesmo atuando fora de casa, as primeiras chances foram Tricolor. Aos cinco minutos, Campaz cobrou escanteio e Lucas Leiva mandou de cabeça para fora. Três minutos mais tarde foi a vez de Gabriel Teixeira arriscar de fora da área. Dessa forma, os primeiros 15 minutos foram de grande pressão dos gaúchos.

Aos 18 minutos, Villasanti recebeu próximo da entrada da área, avançou e chutou no canto sem chances para o goleiro. 1 a 0 para o Grêmio. Aos 26 minutos, enfim o Guarani teve sua primeira boa chegada. Madison tocou para Vilela no meio, que bateu colocado, porém, o chute foi para fora. Nervosa, a equipe paulista passou a cometer muitos erros e faltas.

Aos 32 minutos, Campaz recebeu passe de Guilherme e chutou forte. A bola passou a esquerda do gol. Posteriormente, foi Biel quem arriscou de fora para defesa de Kozlinski. Aos 41 minutos, enfim o Guarani voltou a atacar com perigo. Bruno José, entrou na área e tocou para Nicolas Careca. O atacante bateu de primeira, mas Geromel apareceu no caminho. Antes do intervalo, Derlan obrigou Brenno a fazer grande defesa após forte cabeceio.

Portanto, o primeiro tempo terminou em vantagem gremista. 1 a 0.

Segundo tempo

Com a vantagem no placar, o Grêmio voltou para o segundo tempo menos ligado. Com isso, o Guarani aproveitou para controlar a bola. Mesmo assim, nos primeiros 10 minutos, pouco ameaçou a meta defendida por Brenno. No mesmo período, a equipe de Roger Machado pouco atacou.

Aos 15 minutos, a primeira chance clara da etapa final. Eduardo Person arriscou de fora da área e obrigou o goleiro gremista a se esticar para mandar a bola a escanteio. Dois minutos depois, o Tricolor tentou chegar ao ataque, porém Diego Souza errou o passe final para Biel. Os 20 minutos iniciais do segundo tempo foram de baixo nível técnico. De um lado o Grêmio com o placar ao seu favor, do outro o Guarani que pouco produzia.

Aos 30 minutos, o Tricolor chegou pela primeira vez na etapa final. Guilherme recebeu bola de Elkeson e tocou para Biel. O camisa 17 dominou e chutou forte cruzado para balançar as redes. 2 a 0. Na sequência, o Guarani sentiu o segundo gol sofrido. Mesmo assim, aos 49 minutos, João Vitor cabeceou forte após escanteio para diminuir o placar. 2 a 1.

Portanto, a partida terminou em 2 a 1 para o Grêmio, o segundo triunfo fora de casa na competição, e a primeira vitória longe da Arena em 100 dias.

Grêmio e Guarani

Dessa forma, com a vitória, o Tricolor chegou a vice-liderança da Série B com 40 pontos. Podendo ser superado pelo Bahia, que jogo no final de semana. O time de Campinas, por sua vez, seguem zona de rebaixamento, na 18ª posição com 19 pontos.

Agora, o Grêmio volta a campo próxima terça-feira (9) contra o Operário (PR) na Arena, às 19h. Por outro lado, o Guarani visitará o Criciúma na quarta-feira (10), às 21h30min.