
Desde o início da pandemia de Covid-19 todas as atividades precisaram diminuir o ritmo, para prevenir e frear a proliferação do vírus. Assim também ocorreu nas funções do Detran RS em relação a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Porém, a demanda não diminuiu a população continuou buscando a habilitação.
Em um dos casos relatados ao Portal Leouve, um homem, morador de Caxias que preferiu não se identificar, precisa retirar a CNH para começar a trabalhar em uma empresa. Porém, está a mais de um ano no processo e ele corre o risco de perder a vaga, pela demora na execução das provas práticas e teóricas necessárias.
A Cleneci Schmitz, diretora de Ensino do Centro de Formação de Condutores (CFC) Santa Lucia, explica como estão as atividades neste período de pandemia. Segundo ela, as provas teóricas eram costumeiramente feitas na PROCERGS, porém, devido a pandemia, o local foi fechado pelo Detran e todas as provas devem ser feitas nos CFCs.
A ideia era dar mais autonomia aos centros, entretanto gerou mais instabilidade, pois os locais precisaram adaptar as suas estruturas físicas para receber essas provas e colocar mais servidores a disposição. “O custo foi bem alto” reforçou Cleneci.
A diretora comenta que “as provas teóricas serão ministradas no CFC e quem aplica a prova será um diretor ou uma atende cadastrada com o DETRAN. Quem limita as vagas é o Detran. Mas ainda não houve essa liberação. A princípio vão liberar somente 4 vagas por dia.”
Já sobre as provas práticas para a obtenção da CNH, o Detran também está limitando as vagas, devido a vinda de um examinador. “Em março não tivemos nenhuma vaga de moto. O examinadores exigiram a vacina e foram vacinados para o COVID, e parece que a situação de aplicação de prova só piora”, desabafa Cleneci. No CFC Santa Lúcia as provas teóricas não estão acontecendo no momento e as provas práticas são pouquíssimas, conforme é liberado pelo Detran.
Procurado pela reportagem, por meio de sua assessoria o Detran RS divulgou:
“Conforme informamos, a pandemia exigiu a adoção de medidas para a contenção do coronavírus, por isso foi preciso reduzir o número de vagas de exames dos serviços de habilitação.
Provas teóricas passaram a ser realizadas exclusivamente nos Centros de Formação de Condutores, na modalidade eletrônica. Os CFCs providenciaram computadores e demais equipamentos necessários para realização dessas provas nas suas dependências. Atualmente, 171 CFCs (são 266 no RS) já estão aptos a realizar provas eletrônicas (só em Caxias, são pelo menos sete dos onze Centros que têm autorização no Município).
Novas vagas de exames vem sendo liberadas pelo DetranRS, semana a semana, não só para provas teóricas eletrônicas, mas também provas práticas de todas as categorias. Como o agendamento é feito sempre via CFC (que tem total gerência sobre como organizar eventual fila de espera), a recomendação é que o candidato que aguarda agenda mantenha-se em contato com o seu Centro para consultar disponibilidade.“
Portanto, a orientação a população que está aguardando é que tenha paciência, pois em quanto perdurar a pandemia, as provas são limitadas. O candidato não tem um prazo específico para o término da habilitação neste momento, por isso deve-se manter atento as chamadas dos CFCs.