
Após o anúncio do prefeito Daniel Guerra do fechamento do Postão 24 horas em Caxias do Sul e a transformação em Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h Central), os médicos reagiram e organizaram uma coletiva de imprensa para a tarde desta quinta-feira (11).
Médicos especialistas, plantonistas e representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) estarão na Sala das Comissões da Câmara de Vereadores às 16h.
O objetivo, conforme comunicado emitido pelos profissionais, é prestar esclarecimentos sobre escalas de trabalho e principalmente o Termo Aditivo de Conduto (TAC) da prefeitura com os ministérios públicos Estadual e Federal.
Na noite de quarta-feira (10), o prefeito Daniel Guerra concedeu entrevista coletiva à imprensa no Salão Nobre do Centro Administrativo. O gestor confirmou a aberta da nova UPA para maio de 2019. O Pronto Atendimento 24h será fechado para obras no dia 17 de outubro e reabrirá à comunidade em novo molde.
Após a reforma, uma nova equipe vai trabalhar no atendimento. Os médicos que atuam no Postão vão ser realocados nas Unidades Básicas de Saúde e não retornarão ao serviço de urgência e emergência.
Desta forma serão transferidos 106 médicos para os postinhos dos bairros e, em tese, a atitude reforçaria o atendimento à população. A prefeitura manterá em funcionamento com atendimento médico em horário estendido (das 7h30 às 21h) nass UBSs de referência da cidade: Esplanada, Reolon, Desvio Rizzo, Diamantino e Vila Ipê. Elas receberão reforço de três médicos de 20 horas cada, garantindo a ampliação de 48 consultas diárias em cada unidade.
Conforme o prefeito, a gestão da nova UPA deverá seguir os mesmos moldes da unidade da Zona Norte. Os servidores devem ser administrados por uma empresa que deverá ser licitada.
O encontro com a imprensa fez parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público Federal e Estadual. O documento estabelece como a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) prestará assistência e esclarecendo a comunidade durante o período de obras no Postão.