Caxias do Sul

Médicos reagem a anúncio de fechamento do Postão 24h em Caxias

Colocação de base de tapume na entrada principal do Postão chama atenção (Foto: Maicon Rech)
Colocação de base de tapume na entrada principal do Postão chama atenção (Foto: Maicon Rech)

Após o anúncio do prefeito Daniel Guerra do fechamento do Postão 24 horas em Caxias do Sul e a transformação em Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h Central), os médicos reagiram e organizaram uma coletiva de imprensa para a tarde desta quinta-feira (11).

Médicos especialistas, plantonistas e representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) estarão na Sala das Comissões da Câmara de Vereadores às 16h.

(Protestos de servidores não surtiram efeito e cronograma do fechamento está pronto (Foto: Maicon Rech)

O objetivo, conforme comunicado emitido pelos profissionais, é prestar esclarecimentos sobre escalas de trabalho e principalmente o Termo Aditivo de Conduto (TAC) da prefeitura com os ministérios públicos Estadual e Federal.

Na noite de quarta-feira (10), o prefeito Daniel Guerra concedeu entrevista coletiva à imprensa no Salão Nobre do Centro Administrativo. O gestor confirmou a aberta da nova UPA para maio de 2019. O Pronto Atendimento 24h será fechado para obras no dia 17 de outubro e reabrirá à comunidade em novo molde.

Após a reforma, uma nova equipe vai trabalhar no atendimento. Os médicos que atuam no Postão vão ser realocados nas Unidades Básicas de Saúde e não retornarão ao serviço de urgência e emergência.

Desta forma serão transferidos 106 médicos para os postinhos dos bairros e, em tese, a atitude reforçaria o atendimento à população. A prefeitura manterá em funcionamento com atendimento médico em horário estendido (das 7h30 às 21h) nass UBSs de referência da cidade: Esplanada, Reolon, Desvio Rizzo, Diamantino e Vila Ipê. Elas receberão reforço de três médicos de 20 horas cada, garantindo a ampliação de 48 consultas diárias em cada unidade.

Conforme o prefeito, a gestão da nova UPA deverá seguir os mesmos moldes da unidade da Zona Norte. Os servidores devem ser administrados por uma empresa que deverá ser licitada.

O encontro com a imprensa fez parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público Federal e Estadual. O documento estabelece como a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) prestará assistência e esclarecendo a comunidade durante o período de obras no Postão.