Manifestação de moradores pede liberação de via no interior de Farroupilha

Ação ocorreu durante a manhã de hoje (22) e visa a liberação da Rua Machadinho, que liga ao Salto Ventoso

Publicado por
13:14 - 22/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
moradores

Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM

Na manhã deste sábado (22), moradores da Linha Sete de Setembro e outras comunidades no Interior de Farroupilha, realizaram uma manifestação reivindicando liberação de ao menos uma das pistas, na Rua Machadinho, que liga a área central da cidade com o Salto Ventoso.

Conforme relato dos moradores, no dia 02 de maio, com as fortes chuvas que assolaram todo o estado do Rio Grande do Sul, houve desmoronamento nessa localidade e diante disso, com o asfalto que também havia cedido em alguns trechos, a prefeitura interditou a passagem de veículos.

Se passaram mais de 50 dias e nenhuma providência havia sido tomada em relação a liberação. Desta forma, na manhã deste sábado os moradores se reuniram e cerca de 30 pessoas, monitoradas pela Brigada Militar, realizaram a manifestação e solicitaram o desbloqueio da via.

Representando os moradores da manifestação, Vicente Cauduro explanou sua insatisfação pela demora no desbloqueio da via:

“Nós estamos aqui reunidos, esperando uma solução por parte do poder público municipal, porque nós precisamos passar por essa estrada, precisamos ter acesso para Farroupilha. Sabemos que existe um perigo desse deslizamento, mas não achamos que é um perigo iminente, e sim relativo. E o que nós estamos reivindicando é que pelo menos meia pista seja continuamente liberada, porque não temos como para qualquer deslocamento, fazer esse trajeto via Linha São Luiz, afinal, é um deslocamento com mais de 10 km a mais” explica o morador.

Segundo os moradores, a própria prefeitura de Farroupilha colocou pedras no meio da via para obstruir a passagem de veículos, sendo necessário um caminho alternativo para conseguir sair do interior até a área central do município, gerando cerca de 10 km a mais no trajeto.

Procurada, a Prefeitura Municipal de Farroupilha irá emitir uma nota oficial em breve, para esclarecer os questionamentos da população.

O Secretário de Obras e Trânsito de Farroupilha, Volnei Arsego falou sobre a situação do bloqueio da Rua:

“A gente tem medidas de manutenção nessa via e a mesmo estando trancada, as pessoas não respeitaram o bloqueio e acabaram ignorando. Essa é uma medida de segurança, nós orientamos os moradores dessa localidade para que sejam utilizadas outras vias alternativas. Existem medidas de manutenção, e não é simplesmente ir lá e retirar as barreiras, pois tem estruturas que se movimentaram na parte superior do barranco, onde existe residências. Isso é apenas uma questão de segurança, pois nós nos preocupamos com as pessoas que transitam nesse local” frisa o Secretário. 

Fotos: 

Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM
Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM
Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM
Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM
Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM

 

Vídeo: 

Localização: 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp