Comportamento

Mais de duzentos rótulos são avaliados na Seleção de Vinhos de Farroupilha

204 amostras foram degustadas nos dias 27 e 28 de junho; revelação dos resultados do concurso será no dia 1º de setembro

Fotos: Marciele Scarton
Fotos: Marciele Scarton

Os 204 vinhos, frisantes, espumantes e sucos de uva inscritos na 18ª Seleção de Vinhos de Farroupilha passaram por análise sensorial nos dias 27 e 28 de junho. A avaliação dos produtos foi feita por equipe de 30 degustadores, composta por enólogos, sommeliers, representantes de instituições de ensino e pesquisa, profissionais da indústria vinícola e enófilos. Os trabalhos foram realizados no Salão da Comunidade de Santos Anjos, quarto distrito de Farroupilha, no turno da manhã.

Entre os avaliadores é unânime a percepção de uma evolução contínua nos produtos participantes. “É nítida a melhoria de qualidade ao longo dos anos, em especial dos exemplares de moscatéis. Não existem mais amostras com defeitos. O que se avalia são níveis dentro de uma qualidade acentuada em todos”, destaca Leandro Bianchi Santini, enólogo integrante do Conselho Técnico da Afavin que presidiu um dos quatro grupos em que são divididos os degustadores para a análise. A degustadora Angélica Brandalise, do Sebrae, confirma acerca desse patamar elevado. “Nos moscatéis, vinhos e espumantes, todas amostras excelentes, com direito a medalha de ouro”, comenta.

Os vinhos de mesa, elaborados com uvas americanas e híbridas, tão representativas da história da vitivinicultura brasileira e da colonização italiana na Serra Gaúcha, permanecem sendo avaliados na Seleção de Vinhos de Farroupilha, diferencial que é elogiado pelos especialistas. “Fiquei surpresa e muito satisfeita com a oportunidade de degustar esses produtos da origem de nossas vinícolas, encontrando qualidade impressionante neles também”, menciona a enóloga Camila Martins, da Vinícola Perini, que participou pela primeira vez da Análise Sensorial do concurso farroupilhense. “Com essa diversidade, os degustadores têm em suas taças um contraponto muito interessante da história, da origem dos vinhos, com a modernidade e tecnologia alcançada atualmente”, completa o enólogo Santini.

As amostras foram inscritas por nove vinícolas, em 14 categorias que compreendem: vinhos de mesa tintos e brancos, secos e suaves; vinhos finos secos tintos, brancos e rosés; vinho branco fino seco moscatel tranquilo; espumantes moscatel e brut; vinho frisante moscatel e suco de uva. Para vinhos, frisantes e espumantes são utilizadas fichas de avaliação da Organização Internacional do Vinho (OIV). Para os sucos de uva é usada, desde a primeira edição do concurso, uma ficha desenvolvida especialmente para a Seleção de Vinhos de Farroupilha – ferramenta que foi aderida por outros concursos de vinhos na região.

Conforme normas internacionais, receberão premiação até 30% das amostras avaliadas. Além das medalhas de ouro, prata e bronze são entregues duas distinções especiais Moscatel Premium – ao vinho fino seco tranquilo moscato e ao espumante moscatel que atingem a maior pontuação. Trata-se de uma premiação única em concursos do gênero, criada com o intuito de destacar a condição do município de maior produtor de uvas da variedade moscato no país.

O cerimonial de revelação dos vencedores será no dia 1º de setembro, seguido de jantar-baile, no Centro de Eventos Mario Bianchi. Público interessado em participar do evento pode entrar em contato com a Associação de Vinícolas e obter mais informações sobre os ingressos pelo telefone 54 9 8404.1147.

A promoção da 18ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria de Agricultura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação.