Comportamento

Mais de 53 mil vagas de empregos são geradas no primeiro semestre no Rio Grande do Sul

Setor de serviços foi o que teve maior impacto nos primeiros seis meses

RS tem números positivos em vagas de empregos
RS tem números positivos em vagas de empregos (Foto de Ron Lach/Pexels)

O Rio Grande do Sul gerou 53.315 vagas de empregos formais nos primeiros seis meses de 2023. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados na quinta-feira (27), pelo Ministério do Trabalho.

Conforme o levantamento do Novo Caged, no período, o Rio Grande do Sul registrou 763.996 admissões e 710.681 desligamentos, o que resultou o número positivo de vagas de empregos geradas. O setor de serviços foi o que teve maior impacto nos primeiros seis meses. Foram 30.665 pessoas contratadas, ou seja, o equivalente a 57,51% do montante. Na sequência vem a indústria, com 20.557 novos postos de trabalhos abertos, e o comércio com 1.900.

A taxa de desocupação no Brasil ficou em 8% no trimestre finalizado em junho, a menor para um trimestre móvel encerrado em junho desde 2014. É o que indicam os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na sexta-feira (28).

Para o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, os indicativos são importantes, já que mostram o crescimento da empregabilidade tanto no Estado, quanto no país.

“Nós estamos focados em ações de qualificação, profissionalização e de apoio às micro e pequenas empresas, para que todas as pessoas que estão subocupadas, com jornada reduzida ou desalentadas possam ocupar os postos de trabalho”, afirmou.