Mais de 43 km de redes de esgoto serão implantadas em Caxias do Sul

A ordem de início das obras foi assinada nesta quarta (10), contemplando os bairros Universitário, Madureira, Petrópolis, Bela Vista e Cruzeiro. O valor de investimento aproximado é de R$ 22,5 milhões e tem previsão de conclusão em até dois anos

Publicado por
14:03 - 11/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Laura Piola/Prefeitura Municipal de Caxias)

Foi assinada na manhã desta quarta (10) a ordem de início das obras de implementação de redes de esgoto sanitário, em Caxias do Sul. As redes, do tipo separador absoluto, serão instaladas em mais de 43 km, compreendendo os bairros Universitário/Madureira (16.482,50m), Petrópolis (7.122m), Bela Vista/Cruzeiro (12.082m) e trechos menores em diversas localidades (7.367m), totalizando 43 km de redes. Ao todo, serão atendidas 3.373 ligações, beneficiando cerca de 16 mil pessoas, em um investimento aproximado de R$ 22,5 milhões. O prazo de execução dos serviços é de 720 dias. 

A presidente da AMOB Bela Vista, Gilda Pontalti, agradeceu a obra e o olhar da Administração Municipal para a região do bairro. “Esse espaço é maravilhoso, precisamos preservar, direcionando o esgoto para o lugar certo. Muito obrigada pelas diversas melhorias que estamos recebendo, trazendo bem-estar e qualidade de vida para toda comunidade”.

Gilberto Meletti, diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), detalhou a obra e destacou os esforços do Samae para atingir o Marco Legal de Saneamento, mas também diminuir os transtornos ocasionados pelas intervenções. “Tivemos dificuldade para licitar as obras separadas, porque nenhuma empresa demonstrava interesse. Dessa forma, com um pacote, conseguimos contratar a CFO, empresa que já presta diversos serviços para a autarquia. São 43 km de redes principais e mais 15 km de ramais prediais, totalizando quase 59 km. Sabemos que obras sempre geram transtornos, mas pedimos à empresa atenção especial e também empatia durante a execução, para tentar minimizar ao máximo os impactos”.

A obra inicia na rua Ana Pozenatto, até as ruas Honorina Bento Ribeiro e Benício Pontalti. Na sequência, serão implantadas as redes de esgoto no interior do Parque Cruzeiro do Sul. Após, seguirá nas ruas que lançam esgoto no parque, como, por exemplo, a rua João Biazus e a Av. Doutor João Carlos Haas Sobrinho.

O prefeito Adiló Didomenico destacou que o investimento visa a preservação dos arroios que cortam o parque e também é sinônimo de saúde pública aos moradores. “Com as ligações feitas e o esgoto sendo encaminhado para tratamento na estação Pena Branca, a qualidade desse arroio que cruza o parque irá melhorar muito. Essa obra, portanto, também é sinônimo de bem-estar e saúde pública”.

Cronograma previsto:

Cruzeiro do Sul: previsão de conclusão em abril/2025;

Petrópolis: deve iniciar na próxima semana. A conclusão está prevista para fevereiro/2025;

Madureira/Universitário: tem previsão de início para fevereiro de 2025 e conclusão para março/2026;

As extensões de redes, em diversos locais de Caxias, deverão iniciar ainda neste mês de abril, com duração de um ano.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp