A partir desta quarta-feira (26), serão instaladas em Farroupilha um total de 413 ovitrampas, que são armadilhas para que a fêmea do mosquito Aedes Aegypti seja atraída, através de levedura de cerveja, e deposite ali seus ovos, para que assim, possam ser traçadas estratégias de combate à dengue, como mutirões, educação em saúde, dentre outras ações.
A ação surgiu através do Projeto Piloto das Ovitrampas do Estado no qual o município faz parte, e consiste na instalação da armadilha a cada 200 metros em diversos pontos da cidade. Nos domicílios, a instalação se dará através da autorização do morador por termo de consentimento livre e esclarecido. A armadilha deverá permanecer instalada por até cinco dias para evitar se tornar um criadouro, e após, é feito o recolhimento para análise e quantificação dos ovos depositados.
A Diretora da Secretaria da Saúde, Silvana de Lima, reforçou que essa ação se justifica devido ao número de ovos encontrados no projeto-piloto.
“Entre dezembro de 2022 e março deste ano, foram localizados 4.216 ovos através das palhetas instaladas nas residências que integravam o projeto, evitando que atingissem a fase adulta. Queremos fazer essa busca a fim de evitar focos de proliferação do mosquito, conseguindo, através dos resultados, traçar planos e estratégias que irão nos ajudar no combate à dengue em Farroupilha”, disse.
É importante ressaltar que a equipe será composta por Agentes de Combate a Endemias, motoristas, supervisor e coordenador, devidamente uniformizados e identificados.
Paralelo aos trabalhos de colocação das ovitrampas, segue a busca ativa por focos e criadouros pelos Agentes de Combate a Endemias, com visitas nas residências de toda a cidade.
CONFIRA O CRONOGRAMA DE INSTALAÇÃO DAS OVITRAMPAS
26/04 – quarta-feira – Bairros Santa Catarina, Centenário e Medianeira
27/04 – quinta-feira – Bairros São Roque Cruzeiro e Nova Vicenza
28/04 – sexta-feira – Bairros Monte Verde e Primeiro de Maio
09/05 – terça-feira – Bairros Volta Grande, Piox e Bela Vista
10/05 – quarta-feira – Bairro Industrial
11/05 – quinta-feira – Bairros São Luiz e Vicentina
23/05 – terça-feira – Bairros Belvedere e América
24/05 – quarta-feira – Bairros Cinquentenários, São José e Planalto
25/05 – quinta-feira – Bairros Monte Pasqual e Centro