Cultura

Mais de 33 mil exemplares são vendidos na Feira do Livro de Caxias do Sul

Cinco mil crianças passaram pela feira

Mais de 30 mil exemplares são vendidos na Feira do Livro de Caxias do Sul
Foto: Wellington Frizon / Grupo RSCOM

Mais uma edição da Feira do Livro chega ao fim em Caxias do Sul. Foram 17 dias de comercialização na Praça Dante Alighieri, na área Central do município, reunindo milhares de pessoas que passaram ao longo de todo o evento. No total, mais de 33 mil livros foram vendidos nas 18 bancas do local.

A cerimônia de encerramento ocorreu às 18h30min, deste domingo (16), contanto com a presença do público que foi prestigiar as últimas vendas da feira. Durante o desfecho desta edição, foram apresentados os números parciais da feira. Mais de 140 mil pessoas passaram pelo local.

Os números superaram nossas expectativas, tanto de pessoas que circularam na praça, quanto na venda dos livros, que é muito importante, pois além de movimentar a economia, entrega-se literatura na mão das pessoas. Estamos calculando os dados finais da feira, mas acreditamos que já superou os números da edição passada” relatou a secretária da Cultura, Aline Zilli.

Além da comercialização, ocorreram diversas atrações, entre elas mais de 300 ações, sendo que cerca de 5 mil crianças participaram, além das mais de 40 escolas da rede estadual que contribuam com sua presença.

Estamos tomados de emoção aqui nesta festa de encerramento da nossa feira. Colocar uma feira em funcionamento sempre é um desafio muito grande e chegar ao final é uma emoção que toma conta de todos, nas lágrimas, no sorriso, no abraço, acho que é isso que faz valer todo esse esforço”, disse a secretária.

Após o término da solenidade, o público parabenizou todas as pessoas envolvidas na preparação e cronograma do evento, e, conforme os organizadores, a ansiedade para a edição de 2023 já é grande.

Sempre que se encerra uma feira já se pensa na próxima. A expectativa é que sempre possamos fazer isto, trazer atividades para o coração da comunidade, trazer a praça para o foco da nossa leitura e literatura, pensando nas atrações, no público e fazendo cada vez melhor” finalizou Aline Zilli.