Mais de 200 municípios do RS recebem orientações sobre planos de restabelecimento e reconstrução

Passos iniciais para que cada município estruture os planos de acordo com suas necessidades foram repassados

Publicado por
13:39 - 17/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Amanda Perobelli/Reuteres

Mais de 200 municípios gaúchos afetados pelas enchentes receberam, nesta quinta-feira (16), as primeiras orientações para a elaboração de planos de trabalho de restabelecimento e reconstrução das áreas atingidas. A reunião promovida pelo Escritório de Projetos de Restabelecimento e Reconstrução (EP2R).

O encontro foi conduzido por representantes da Defesa Civil estadual, do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) e da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), que detalharam os passos iniciais para que cada município estruture os planos de acordo com suas necessidades e conforme as exigências para o financiamento das ações.

Desde 1º de maio, 425 planos municipais já foram cadastrados no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, com o objetivo de permitir o acesso aos recursos federais necessários para assistência humanitária, restabelecimento e reconstrução.

EP2R

Criado em 2023, o EP2R é composto por 14 órgãos governamentais e tem como objetivo prestar apoio técnico para facilitar o acesso aos recursos federais para restabelecimento e reconstrução dos locais afetados pelas enchentes.

Presidido pela SPGG e supervisionado pelos gabinetes do Governador e do Vice-Governador, o EP2R trabalha no levantamento, na compilação de dados e na organização das informações em planos de trabalho a serem cadastrados no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp