O município de Iraí, localizado no Norte do Rio Grande do Sul, também enfrenta transtornos devido à cheia do rio Uruguai. Por conta disso, a Administração Municipal vai decretar situação de emergência nesta segunda-feira, dia 9. O prefeito Antônio Vilson Bernardi confirmou que está finalizando o documento neste domingo.
As águas invadiram principalmente a área urbana. Conforme a Defesa Civil municipal, cerca de 100 famílias foram retiradas de suas residências, uma família foi para um local público e as demais para casas de parentes, vizinhos ou amigos.
A coordenadora da Defesa Civil no município de Iraí e secretária de Assistência Social, Roselei Gheno, disse que a situação é monitorada constantemente. No momento, o nível do rio encontra-se estável.
“Estamos atentos a qualquer alteração. Destacamos ainda o apoio dos funcionários da prefeitura e voluntários na remoção das famílias atingidas”, reforçou.
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Iraí está recebendo doações de materiais de higiene e limpeza, roupas, alimentos não perecíveis, móveis e utensílios.
Rio Taquari atinge marca de 21m81cm em Estrela e começa a baixar
Após horas subindo, o nível do Rio Taquari finalmente começou a mostrar sinais de estabilização em Estrela e região. No domingo (8), por volta das 12h30, o rio registrou 21,81m, um aumento de 8,81m acima do seu nível normal, que é de 13m. Agora, 15h30min, o Rio Taquari está reduzindo lentamente e marca 21m72cm.
As fortes chuvas, especialmente na Serra e nas cabeceiras do Rio Taquari, iniciadas na tarde de sexta-feira (6), são as responsáveis por essa elevação. Medidas tomadas em diferentes pontos mostram a variação do nível do rio. Veja volume máximo em cada ponto de referência do Serviço Geológico do Brasil.
- Muçum (5h): 15m15
- Encantado (5h): 13m36m
- Estrela (13h30): 21m81m
Devido ao alagamento, 24 famílias em Lajeado, totalizando 66 pessoas, tiveram que ser removidas de suas casas entre a noite de sábado e a madrugada de domingo. Por outro lado, em Cruzeiro do Sul e Muçum, não houve registro de famílias deslocadas. Em Estrela, uma pessoa que vive no Bairro Boa União optou por ficar na casa de parentes.
A estabilização do rio já era esperada, considerando que a enchente na região é reflexo das águas vindas das cabeceiras, como em Santa Tereza, um ponto crucial para monitorar enchentes no Vale do Taquari.
O pico registrado em Santa Tereza nesta cheia foi de 16,50m às 23h15 de sábado (7). Historicamente, após estabilização em Santa Tereza, os efeitos são sentidos em Encantado em aproximadamente 6 horas e em Lajeado e Estrela em cerca de 12 horas.