Lula sabe

Leia mais Shows com Raça Negra e Bruno & Marrone levam 14 mil fãs à Festa da Uva em Caxias…

Publicado por
10:00 - 17/05/2017

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Não é de hoje que eu digo com todas as letras que Lula e o PT traíram a nação, porque a gente esperava deles o combate incessante contra a corrupção e o que a gente viu foi o mesmo jogo sujo afundar o PT na mesma lama em que todos já chafurdavam antes.

Quem me conhece e acompanha o que eu digo aqui, e em outros espaços de opinião que divido no Grupo RSCOM com colegas que certamente sabem mais que eu da vida, sabe que eu acredito que Lula sabia de tudo, do mensalão ao petrolão, simplesmente porque não tinha como não saber, assim como Collor sabia de tudo que o PC fazia e o Fernando Henrique conhecia bem os bastidores nada impolutos das privatizações tucanas.

Porque, sim, eu acredito que Lula se corrompeu, e que, de alguma maneira, aboletado no poder, ele foi ficando cada vez mais parecido com tudo aquilo que ele antes lutava contra, e que, por isso, acabou no mínimo sendo conivente com a corrupção.

O certo é que, diante de tudo isso que a gente tá vendo, Lula tem, pelo menos, um grande tanto de responsabilidade, e hoje parece inegável o envolvimento do PT em esquemas de financiamento ilegal que alimentam a tese de que Lula é o centro de um projeto baseado na corrupção para se perpetuar no poder.

Mas, por outro lado, também é impossível negar que o PT e Lula são sim os alvos preferenciais pra quem tenta justificar a corrupção no país a partir deles, como se essa corrupção não fosse a norma no Brasil há décadas e décadas e não contasse com a participação de todas as forças políticas do país e de seus principais líderes.

A verdade é que, hoje, a gente ainda não sabe onde isso vai parar.

Por isso, no final do ano que vem, Lula pode estar sentado novamente na cadeira mais alta do Planalto. Mas também pode estar esquecido e inelegível na solidão de um apartamento no interior paulista, ou mesmo vendo o sol nascer quadrado em alguma prisão de Curitiba.

Mas agora não é isso o que mais importa. Porque Lula tem mesmo que ser julgado e, se for culpado, deve ser condenado e pagar por isso.

Mas o problema é que transformar a prisão de Lula na redenção de todos os pecados dessa nação de botocudos é um erro que o país não pode cometer, ao custo de esquecer todas as conquistas importantes que ele afinal ajudou a conquistar e legitimar uma gente muito mais perigosa, que segue entranhada em todas as frestas do poder sugando pra sempre as nossas riquezas e condenando à morte toda a nossa dignidade.

Assista:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=q28WqdmS46k[/embedyt]

Ouça:

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp