
Uma obra de reforma de uma quadra de esportes no Loteamento San Marino, entre os bairros Progresso e Universitário, em Bento Gonçalves, está inacabada e paralisada.
No terreno situado na Rua Elizeu Grasseli, praticamente ao lado do CECI (Centro de Convivência Infantil), o que se pode observar são restos de entulhos e um tonel, com acúmulo de água parada, gerando riscos de proliferação de mosquitos da dengue e expondo moradores ao mau cheiro e a outras doenças. Há ainda, uma placa da prefeitura de Bento Gonçalves, indicando a responsabilidade pela obra em questão:
Fotos: Gabriel Pfeifer / GrupoRSCOM
A obra iniciada em setembro de 2019, com recursos de mais de R$ 102 mil, provindos do Governo Federal era para ter sido finalizada em novembro do mesmo ano, conforme o cronograma indicado. Entretanto, o que se encontra no local é apenas a etapa de terraplanagem concluída.
As obras estão paralisadas no local desde janeiro de 2020, conforme informações da documentação, repassadas pelo IPURB (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano).
O que alega a prefeitura?
A prefeitura afirma por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano do Município (IPURB), que o cronograma, bem como o contrato da obra em questão foram alterados, pois a base da quadra foi replanejada e sendo assim, o contrato foi estendido e as obras estão paralisadas desde as adequações.
O Instituto alega que a obra possuía necessidade de adequações no terreno.
Diante das adequações solicitadas, ainda no começo do mês de outubro o IPURB afirmou que a construtora contratada para a realização dos serviços seria acionada para retomar as obras no local, que ainda se encontra abandonado nesta quinta-feira (22), sem maquinários e sem profissionais trabalhando no local.
A partir do momento em que retornar, o Instituto estima um prazo de 60 dias para a conclusão, período inicial no qual era previsto para a finalização da obra.
Em relação aos focos de dengue no local, a prefeitura afirmou também no começo de outubro que seria feita fiscalização por meio de agentes sanitários. Entretanto, o tonel com água parada segue em frente ao terreno.
Proximidades: