Esportes

Julgamento da transferência de Neymar ao Barcelona inicia nesta segunda-feira

Ação busca respostas para supostas irregularidades na saída do Santos ao clube da Espanha

Neymar
Craque da Seleção ficou de 2013 a 2017 no clube espanhol (Foto: FC Barcelona/Divulgação)

A polêmica transferência de Neymar ao Barcelona, em 2013, ganha novos capítulos a partir desta segunda-feira (17). O atacante da Seleção Brasileira, de 30 anos, passa a enfrentar um julgamento que busca respostas à contração dele por parte do clube espanhol, há quase 10 anos.

Atualmente vestindo a camisa do Paris Saint-Germain (PSG), Neymar deixou o Barcelona em 2017 na maior transação da história do futebol, por cerca de 222 milhões de euros. Entretanto, a saída do futebol brasileiro para o clube Catalão, em 2013. O novo capítulo tem como cenário um tribunal na cidade espanhola, com o início do julgamento de ação apresentada há sete anos pelo grupo DIS, fundo que possuía parte dos direitos econômicos do atleta quando ele ainda atuava pelo Santos.

Neymar é acusado por corrupção empresarial pelo Ministério Público, que pede dois anos de prisão e o pagamento de 10 milhões de euros. Os pais do jogador, os ex-presidentes do Barcelona Sandro Rosell e Josep Maria Bartomeu, além do ex-presidente do Santos Odílio Rodrigues Filho também são julgados no caso. Ainda assim, os CNPJs do Barcelona e do Santos, bem como de uma instituição da família do atleta também são acusados no processo.

Em um primeiro momento, o valor da transferência foi divulgado em 57,1 milhões de euros, sendo 40 milhões para a família e 17,1 ao Santos. Entretanto, a justiça da Espanha calcula que o valor real seja de 83 milhões de euros. Para o DIS, o Barcelona, Neymar e mais tarde o Santos se aliaram para ocultar o valor real da operação.

Ao todo, serão sete audiências que devem seguir até o próximo dia 31 de outubro, ou seja, 24 dias antes da estreia do Brasil na Copa do Mundo do Catar frente à Sérvia. Conforme o cronograma, Neymar deve depor nesta sexta-feira (21) ou no dia 28. Entretanto, não há indicações se será presencial.

Outra personalidade que deve ser ouvida no caso é o presidente do Real Madrid Florentino Pérez. Ele testemunhará na terça-feira (18), de forma remota, a pedido da DIS, como o pré-acordo assinado em segredo entre o Barça e o jogador em 2011 influenciou o mercado.

Com informações: Correio do Povo