Na foto, da esquerda para direita: Publicitário Valdir Ben, Gabriela e Heleno Pasuch (integrante da Associação e coordenador do projeto) e Cassius André Fanti, autor do livro
Na foto, da esquerda para direita: Publicitário Valdir Ben, Gabriela e Heleno Pasuch (integrante da Associação e coordenador do projeto) e Cassius André Fanti, autor do livro

O jornalista garibaldense Cassius André Fanti lançou, na última sexta-feira (30), em Nova Roma do Sul, o livro “A Ponte de Ferro – A saga da reconstrução”, durante a abertura do evento La Prima Vendemmia, que marcou a apresentação pública da obra ao público local e regional.

Em seu quinto livro, Fanti reconstrói, com abordagem jornalística, os acontecimentos que se seguiram à queda da histórica Ponte de Ferro, registrada em 20 de setembro de 2023, e detalha o processo de mobilização comunitária que resultou na reconstrução da estrutura em apenas 138 dias.

Reconstrução da Ponte de Ferro

A publicação descreve a criação da Associação Amigos de Nova Roma do Sul, os desafios iniciais enfrentados pela comunidade, as incertezas técnicas e financeiras e a campanha de arrecadação de recursos que viabilizou a obra. O livro também destaca a importância da ponte para a mobilidade, a economia e a qualidade de vida da população.

Ao longo de 230 páginas, totalmente coloridas e ilustradas, o autor reúne fatos inéditos e depoimentos de voluntários, lideranças comunitárias, empresários, agricultores e trabalhadores envolvidos diretamente no processo. O material apresenta uma linha do tempo detalhada dos acontecimentos, desde a queda da ponte até a inauguração da nova estrutura.

Resistência Durante Enchentes

A obra aborda ainda a resistência da ponte durante as enchentes de maio de 2024, quando a estrutura recém-inaugurada suportou o aumento do nível do rio, confirmando as escolhas técnicas adotadas durante a reconstrução.

“Este livro tem o objetivo de preservar a memória de um feito que ultrapassou a engenharia e se consolidou como um caso emblemático de resiliência, cooperação e liberdade de ação comunitária, com potencial de inspirar outras cidades e futuras gerações”, afirmou Fanti.

Segundo o autor, a ideia de transformar a história em livro surgiu a partir de um convite do publicitário Valdir Ben e foi rapidamente acolhida pela Associação Amigos de Nova Roma do Sul.

“A direção da associação é muito prática. Apresentei um projeto-base e, na mesma reunião, ele foi aprovado”, relatou.

O livro pode ser adquirido por meio das redes sociais da Associação Amigos de Nova Roma do Sul, entidade que liderou o processo de reconstrução da ponte e também assina a realização da obra.