O Florescer, um dos programas de responsabilidade social do Instituto Elisabetha Randon, realiza a 11ª Jornada de Qualificação das Franquias Florescer nos dias 23 a 25 de outubro, na Casa Florescer do site Forqueta, junto à Fras-le. O objetivo é promover a qualificação na área da Espiritualidade e trocas de experiências em Educação e Terceiro Setor.
A abertura das atividades será no dia 23 23, às 8h, pela diretora-presidente do Instituto Elisabetha Randon – IER, Maurien Randon Barbosa, juntamente com a coordenadora do Programa Florescer, Cristina Fadanelli, tendo como público-alvo educadores sociais, equipes técnicas e dirigentes das franquias de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Vacaria, Maringá e Ribeirão Preto.
Convidado especialmente, o educador, pedagogo e autor de livros sobre educação, José Francisco de Almeida Pacheco, ministrará a partir das 13h40min do mesmo dia, palestra sobre “Novas Construções Sociais de Aprendizagem”, na qual abordará a filosofia de trabalho com os jovens, enfatizando aspectos importantes na formação do ser humano a partir da motivação dos beneficiários do programa.
Nascido na cidade do Porto, em Portugal, foi o mentor naquele país da “Escola da Ponte”, ainda nos anos 1970, propondo uma escola sem séries, sem prova, sem “aula” e focada na autonomia e protagonismo do aluno, por considerar que a aula tradicional havia se tornado um sistema obsoleto de reprodução de conteúdo, esquecendo seu principal objetivo educacional: a humanização do indivíduo.
Desde 2017, Pacheco é colaborador voluntário no Projeto Âncora, em São Paulo, que segue o método de ensino da “Escola da Ponte”. Atualmente é diretor pedagógico da EcoHabitare, empresa social que promove iniciativas com foco na criação de comunidades sustentáveis a partir de comunidades de aprendizagem.
Ainda no dia 23, das 19h30 às 22h, o pedagogo fará palestra no Teatro da Faculdade da Serra Gaúcha – FSG, em Caxias do Sul. Os ingressos, voltados a professores, estudantes e comunidade podem ser adquiridos pelo link https://www.sympla.com.br/educacao–projeto-de-vida-com-o-prof-jose-pacheco__364403 . Informações com o Instituto Formação (54) 9.9600-6070.
O círculo de palestras da Jornada de Franquias do Florescer prossegue no dia 24 com apresentações de Leonardo Borges, CEO da Ellebê – Treinamento em Gestão, criador e gerenciador do aplicativo Minha Escola e professor de Estratégias Empresariais da FGV, que falará sobre Inteligência e Gestão do tempo, e de Frei Jaime Bettega, formado em Filosofia, Teologia e Administração de Empresas, com Especialização em Recursos Humanos, Mestrado e Doutorado em Administração – UCS, onde também é professor, que abordará o tema Espiritualidade e o quanto ela pode ser envolvida no cotidiano, principalmente nas relações e no equilíbrio emocional. Bettega é o fundador e coordenador do Projeto Mão Amiga, que auxilia crianças carentes em Caxias do Sul.
No dia 25 será a vez do sociólogo Léo Voigt apresentar as características de formação do Terceiro Setor no Brasil. Formado em Sociologia, mestre em Ciências Políticas pela UFRGS e professor universitário, Voigt é especialista em diversos temas referentes a movimentos sociais, sociedade civil e defesa de direitos básicos.