Caxias do Sul

Iniciativa do SIMECS busca ampliar número de Creches em Caxias do Sul

Iniciativa do SIMECS busca ampliar número de Creches em Caxias do Sul

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico – SIMECS estuda viabilizar uma importante ação social, voltada especialmente para as famílias dos funcionários das empresas do seu segmento.

Trata-se da criação de creches nos bairros próximos às empresas representadas pela entidade. “Queremos com esta inciativa que terá como parceiros o poder público municipal e o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul e as próprias indústrias, ampliar o número de creches, beneficiando os trabalhadores das nossas empresas”, afirma Slaviero.

Para dar o start a este assunto, o presidente do SIMECS já realizou reuniões envolvendo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Emprego, Emilio Andreazza e a Secretária Municipal de Educação, Marina Matiello.

A outra reunião foi com os representantes da Fundação Marcopolo. Reomar Slaviero recebeu a visita do Diretor Executivo da Fundação Alberto Ruy Calcagnotto, da Analista de Responsabilidade Social, Creice Arse, e da Supervisora da Fundação, Isabel Machado. O trio apresentou os trabalhos desenvolvidos em cinco pilares: educação, cultura, lazer, esporte e relacionamento, para os quais busca novos parceiros. Conforme Slaviero, a ampliação de creches também possibilitará a parceria dos envolvidos com a criacao e ampliação de outros projetos educacionais.

Para se ter uma ideia, a Fundação Marcopolo realiza projetos que beneficiam diretamente a comunidade. Entre eles está o Projeto Escolas, que seleciona uma instituição pública de ensino para o desenvolvimento de benfeitorias na estrutura física e ações pedagógicas que possam resultar na qualificação dos professores, pais e alunos.

Neste ano, a escola beneficiada é a Rosário de São Francisco, em Caxias do Sul, que já recebeu investimentos de aproximadamente R$ 180mil, com a troca do telhado e de toda a rede elétrica. “Queremos ampliar o trabalho que já realizamos, assim esperamos contar com o apoio das empresas integrantes do SIMECS que podem doar materiais excedentes, mão de obra, serviços e recursos financeiros”, ressalta Calcagnotto.