Inflação no Reino Unido cai pela primeira vez em quase um ano

Os preços mais baixos dos combustíveis causaram uma queda inesperada na inflação britânica em agosto, mostraram números oficiais nesta quarta-feira…

Publicado por
09:17 - 14/09/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Inflação no Reino Unido cai pela primeira vez em quase um ano

Os preços mais baixos dos combustíveis causaram uma queda inesperada na inflação britânica em agosto, mostraram números oficiais nesta quarta-feira (14), oferecendo algum alívio às famílias e ao Banco da Inglaterra depois que a inflação atingiu o maior patamar em 40 anos no mês anterior.

A taxa anual de crescimento dos preços ao consumidor caiu para 9,9% em agosto, ante 10,1% em julho, sua primeira queda desde setembro de 2021 e abaixo das expectativas dos economistas em uma pesquisa da Reuters de uma nova alta para 10,2%.

A libra esterlina enfraqueceu com a notícia, mas economistas disseram esperar que a inflação ainda suba mais este ano e que o Banco da Inglaterra ainda terá que aumentar os juros na próxima semana depois de adiar a decisão desta semana após a morte da rainha Elizabeth.

“A inflação geral e o núcleo do CPI (índice de inflação ao consumidor) do Reino Unido ainda não atingiu o pico. Com isso, o Banco da Inglaterra terá que continuar apertando os parafusos”, disse Paul Dales, economista-chefe do Reino Unido da consultoria Capital Economics.

O CPI subiu 0,5% em agosto sobre julho em dado sem ajuste sazonal – abaixo das previsões dos economistas de alta de 0,6%, mesmo ritmo do mês anterior.

Leia mais: Charles III é proclamado rei do Reino Unido

Os preços dos combustíveis e lubrificantes para veículos caíram 6,8% em agosto, maior recuo mensal desde abril de 2020.

Mas o Reino Unido ainda está lutando contra a inflação mais alta entre as sete maiores economias avançadas do mundo, embora alguns países da UE – incluindo Holanda e Espanha – tenham taxas mais altas.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp