Inaugurada a 23ª Expodireto Cotrijal em Não-Me-Toque

Evento começa com expectativa de minimizar efeitos da estiagem

Publicado por
12:53 - 06/03/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Com tempo nublado, mas sem chuva, 23ª Expodireto Cotrijal teve início nesta segunda-feira (6), em Não-Me-Toque. A abertura começou às 9h desta segunda-feira (6) e, com a presença de autoridades como o ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro e o governador do Estado Eduardo Leite, além de senadores e deputados, atraiu grande presença do público, que já enche as vias do parque de exposições da Cotrijal. Até o final do evento, a expectativa dos organizadores é de que o público seja equivalente ao da última edição, com presença de 263 mil pessoas nos cinco dias de feira.

No caso dos deputados federais, foram 11 de uma bancada formada por 31 integrantes. Segundo o deputado Covatti Filho (PP), que representou a Câmara Federal, a pauta da agricultura une a bancada, mesmo com as diferenças partidárias. Já da Assembleia Legislativa, foram 24 deputados estaduais, representando 25% do legislativo estadual.

Na abertura, ao listar o nome de todos os presentes, o presidente da Casa, Vilmar Zanchin (MDB), disse que o prestígio era uma demonstração da importância do evento. Já o governador Eduardo Leite (PSDB), comentando uma fala do presidente da Cotrijal, Nei Manica, afirmou que mesmo que não quisesse seria impossível se ausentar do evento, uma vez que todo o seu secretariado estava presente na feira. “Não teria secretário para despachar em outro lugar”, brincou. Entre os senadores, dois dos três gaúchos estiveram presentes: Luis Carlos Heinze (PP) e Hamilton Mourão (Republicanos).

A Expodireto

A Expodireto Cotrijal é uma das maiores feiras do agronegócio internacional. Focada em tecnologia e negócios, contribui de forma decisiva para o desenvolvimento do setor como um todo. O principal objetivo é aproximar o produtor do conhecimento, das informações, da tecnologia consagrada e sacramentada nos órgãos de pesquisa ou nas empresas privadas, de ótimas oportunidades de negócios e também de importantes debates ligados ao meio rural.

Os benefícios da feira vão da informação assimilada em uma conversa informal entre o pesquisador e o produtor rural, até palestras com foco específico, passando por demonstração estática e dinâmica de produtos e serviços. Tudo está disponível para ser conhecido, avaliado e adotado. A ampla programação encurta caminhos entre as fontes geradoras de tecnologia e o produtor rural.

A presença de instituições financeiras possibilita o acesso dos produtores rurais a linhas de crédito de órgãos oficiais ou empresas privadas. Dessa forma, em um mesmo espaço, o produtor rural tem condições de conhecer, avaliar e adotar avanços que o auxiliem no aumento da produtividade, na solução de problemas específicos e na viabilização da atividade.

O parque onde acontece a feira conta com 131,2 hectares de infraestrutura completa, proporcionando aos expositores oportunidades de negócios e lançamento de novos produtos e equipamentos para pequenas, médias e grandes propriedades. E a entrada é gratuita.

Realizada desde o ano 2000, a Expodireto Cotrijal atrai visitantes de mais de 70 países, e conta com cerca de 500 expositores oferecem, nas áreas de máquinas e equipamentos agrícolas, produção vegetal, produção animal, agricultura familiar, meio ambiente, pesquisa e serviços voltados ao campo.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp