Em alusão ao Dia da Consciência Negra, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul promove diversas atividades dentro da programação do Novembro Negro na instituição. No Campus Farroupilha, ocorre a palestra Educar para a Diversidade: políticas e ações reflexivas, com a pedagoga Maria Eduarda Ribeiro da Silva.
A convidada é doutoranda e mestra em Educação e especialista em Direito Educacional e Gestão Escolar, além de integrar o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena (Neabi) do campus. A atividade ocorre na quarta-feira (23), às 19h, no auditório do bloco 1 do campus.
Segundo a pedagoga, a partir dos conceitos de igualdade, equidade, inclusão, diversidade e diferença, a palestra objetiva dialogar e refletir sobre ações afirmativas em espaços profissionais distintos a partir do olhar do profissional na percepção do “outro”.
“De maneira geral, foca nas populações com maior nível de exclusão no que se relaciona à classe social, gênero, etnicidade, deficiências e transtornos globais do desenvolvimento. Em face à desigualdade latente na atual conjectura, a palestra traz consigo a reflexão sobre as práticas cotidianas e a percepção de si diante das injustiças sociais, desigualdades e negação dos direitos inerentes ao ser humano”, explica Maria Eduarda.
A palestra Educar para a Diversidade receberá turmas dos cursos de graduação, mas interessados em assistir à palestra podem entrar em contato: [email protected].