Idosa comemora aniversário de 100 anos nesta terça, em Caxias do Sul

 Leia mais Embarcação é encontrada com vários corpos em decomposição no Pará Ministério da Saúde quer vacinar 130 mil indígenas…

Publicado por
20:31 - 16/09/2019

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Dona Aires Lunardon Letti, 100, recebeu amigas na tarde desta segunda. Foto: Mauro Teixeira

 

Dona Aires Lunardon Letti, 100, recebeu amigas na tarde desta segunda. Foto: Mauro Teixeira

Este dia 17 de setembro será especial para a matriarca da família Letti, a Dona Aires Lunardon Letti, completa aniversário de 100 anos. A prova de toda experiência de uma vida centenária está no documento de identidade com data de nascimento e 17 de setembro de 1919.Aos 100 anos, ela supera a expectativa de vida da maioria dos brasileiros. Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), demonstram que as mulheres chegam aos 75 anos. A expectativa de vida para os homens é de 78 anos.

Aires foi casada durante 25 anos com Horácio Letti, que morreu aos 52 anos, em julho de 1968. Eles tiveram quatro filhos, um morreu com 15 dias e as outras três filhas, Salete Carneiro 73 anos; Josete Soardi, 71; Arlete Paloschi, 67 anos, seguem acompanhando a rotina da mãe centenária. Além das filhas, atualmente a aniversariante tem 5 netos, seis bisnetos, com mais um a caminho com previsão de chegada em fevereiro.

Natural de Flores da Cunha, nasceu na granja União. Aires começou a trabalhar muito nova ainda na roça após se mudar para Vacaria. “A gente acordava cedo para trabalhar no campo. A gente saia para trabalhar de tamanco, mesmo quando era inverno e estava frio”, conta.

Casou-se aos 25 anos, e veio embora para Caxias, entretanto, aos 50 ficou viúva e teve que continuar a trabalhar, mas aí fazia bordados, costurava e cuidava das filhas.

Na tarde desta segunda-feira (16), as três filhas da Dona Aires reuniram as amigas e alguns parentes na residência da família, no bairro Lourdes para fazer parte do início da comemoração do aniversário. Amanhã a festa deve continuar com a presença dos netos e bisnetos.

Dona Aires afirma não ter segredo para uma vida longa, mas fez questão de salientar alguns costumes que ela acredita que contribuíram para chegar na idade que chegou. “Dormir bastante, não fumar, não beber e ser tranquila. As pessoas não podem ficar reclamando da vida. Não adianta, assim não vai melhorar em nada”, aconselha.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp