Identificadas mais 16 residências com irregularidades na rede de esgoto em Caxias do Sul

Vistoria ocorreu nos dias 6 e 7 de outubro no bairro Serrano

Publicado por
16:08 - 13/10/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Identificadas mais 16 residências com irregularidades na rede de esgoto em Caxias do Sul

Foto: Divulgação / Samae

Equipes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) fiscalizaram, nos dias 6 e 7 de outubro, as ligações de esgoto do bairro Serrano, em Caxias do Sul, nas redes das bombas 1 e 4. Foram encontrados 16 imóveis com irregularidades de água da chuva misturada com a rede de esgoto do tipo separador absoluto. Os proprietários serão notificados pelo Samae e terão que providenciar a adequação de esgoto nos imóveis. Uma nova data será marcada para a conclusão da vistoria.

O trabalho é executado pela equipe da gerência de redes de esgoto do Samae. Eles utilizam um equipamento chamado termonebulizador. Nele, é colocado óleo mineral que se transforma em uma densa neblina que percorre a tubulação que fica no subsolo das ruas, calçadas e residências.

A fumaça gerada dentro das redes cloacal (esgoto doméstico ou sanitário, gerado por sanitários, pias de cozinhas e banheiros, tanques, lavanderias, chuveiro, etc), ajuda a equipe a encontrar as irregularidades na tubulação. Ou seja, se a fumaça é vista saindo pelas calhas ou bueiros, é sinal de que existe alguma ligação clandestina no local.

O Samae alerta que: água de chuva e esgoto não se misturam! A confusão entre as das redes provoca uma série de prejuízos para o saneamento do município.

Leia também: Aplicação de BTI ocorre neste sábado em Flores da Cunha

Neste sábado, dia 15, ocorre a última aplicação deste ciclo do biolarvicida BTI em Flores da Cunha. O produto biológico atinge apenas as larvas do mosquito borrachudo, sem causar danos ao ambiente natural e aos animais aquáticos. (Matéria completa no link acima).

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp